Brasil

IPVA 2021: pagamento inicia nesta quarta; confira datas e descontos

(Imagem: reprodução)
(Imagem: reprodução)

A partir desta quarta-feira (16), os proprietários de automóveis registrados no Rio Grande do Sul poderão pagar o IPVA referente ao ano de 2021. O pagamento com desconto máximo, com abatimento de 3% pela antecipação, vai até 30 de dezembro.

Além disso, quem pagar até a data-limite tem a manutenção da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS) — após a virada do ano, a atualização prevista é de 3,5%.

Ainda há a possibilidade dos descontos do Bom Motorista. São 15% para quem não teve multa nos últimos três anos, de 1º de novembro de 2017 à 31 de outubro de 2020; 10% para proprietários sem multas a partir de 1º de novembro de 2018 e 5% para os que não foram multados no último ano, a partir do dia 1º de novembro de 2019.

Pessoas que cadastram seu CPF em notas fiscais também podem ganhar descontos, os chamados descontos do Bom Cidadão, do programa Nota Fiscal Gaúcha. São 5% de desconto para quem tiver 150 notas ou mais registradas; 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e 1% para 51 a 99 notas fiscais com CPF.

Com o pagamento antecipado e se enquadrando nas demais exigências, o desconto máximo pode chegar a cerca de 25% do total.

Atualmente, o total da frota no Rio Grande do Sul é de aproximadamente 7 milhões de veículos, sendo 53,1% tributáveis e 46,9% isentos. Entre as principais isenções estão os veículos com mais de 20 anos (cerca de 2,5 milhões de veículos) e veículos cujo valor do imposto é inferior a 4 UPF (uma UPF vale R$ 20,30).

Para pagar o IPVA, o proprietário deve comparecer em um dos bancos credenciados – Banrisul, Bradesco, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes) – com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em mãos.

O calendário de pagamento vai até o dia 26 de abril, conforme o final da placa do veículo. O pagamento parcelado, em três vezes, também prevê descontos. Para parcelar, basta se dirigir a um dos bancos conveniados e realizar o pagamento da prestação até 29 de janeiro, com 3% de abatimento, 26 de fevereiro, com 2%, e 31 de março, com 1% de redução.

Confira o calendário completo de pagamentos no site do IPVA.