BOXE

Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Maguila

José Adilson Maguila foi destaque entre os pesos-pesados. Ele tem um título mundial e enfrentou pugilistas famosos como Evander Holyfield e George Foreman

Maguila sofria de uma doença incurável similar ao mal de Alzheimer
Maguila sofria de uma doença incurável similar ao mal de Alzheimer | Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-boxeador José Adilson Maguila morreu nesta quinta-feira (24), em Itu, interior do estado de São Paulo. Ele tinha 66 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila.

O ex lutador estava internado desde 2017, em uma clínica da cidade. Ele lutava contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC). A doença é considerada incurável, resultante dos golpes na cabeça durante a carreira dele no boxe. A moléstia é similar ao Mal de Alzheimer (demência) e foi diagnosticada em 2013.

A história

O ex-pugilista sagrou-se campeão Sul-Americano em 1984, das Américas em 1986, e mundial por uma organização menor (a Federação Mundial de Boxe) em 1995, em uma disputa contra o britânico Johnny Nelson.

Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias. Entre os títulos, conquistou um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, tida na época como segunda linha, em 1995.

José Adilson Maguila atuou nos pesos pesados por 17 anos como profissional. Entre os duelos de destaque, ele enfrentou os pugilistas Evander Holyfield e George Foreman. Ele se aposentou em 2000.