PERSPECTIVA

Reabertura de aeroporto e eventos de Natal devem impactar o comércio das Hortênsias

Pesquisa do Sindilojas Região das Hortênsias revela perspectiva de otimismo e investimentos para aumentar as vendas do comércio neste final de ano

Comércio das Hortênsias se prepara para o incremento das vendas de final de ano
Comércio das Hortênsias se prepara para o incremento das vendas de final de ano | Foto: Divulgação

Tendo em vista a proximidade do final do ano, o Sindilojas Região das Hortênsias realizou, em outubro, uma pesquisa junto aos associados sobre a perspectiva para a temporada. A realização de eventos natalinos e a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o comércio da região começa a se preparar para receber uma grande quantidade de visitantes.
O turismo, considerado como um dos nichos econômicos mais importantes da Serra e que impulsionam o comércio, foi drasticamente prejudicado devido ás chuvas e enchentes de maio. A situação refletiu na movimentação da Região das Hortênsias, consequentemente, freando a economia.

Entre as perguntas da pesquisa, justamente o raio X da queda de faturamento em razão da catástrofe climática. No período das cheias, em que o aeroporto esteve fechado, houve queda de faturamento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 85,7% das empresas varejistas. Deste percentual, 38,5% teve queda de 41% a 60% no faturamento; 30,8% teve queda de 20% a 40%; 23,1% teve redução de mais de 60%; e 7,7% perdeu 10% no faturamento.

O aeroporto reaberto desde o dia 21 de outubro e os eventos natalinos iniciando na região devem favorecer o comércio regional. Quanto à projeção de vendas para o período: 50% deverá manter o mesmo volume de vendas que no mesmo período no ano anterior; 42,9% projeta vender de 10% a 20% a mais que no ano anterior; e 7,1% deverá vender de 21% a 30% a mais que no ano anterior.

“O fim do ano sempre gera muita expectativa no comércio de nossa região, pois é embalado pelos eventos natalinos, aliado às férias. Toda a estrutura turística se prepara para este período, que é um dos mais importantes para a serra gaúcha, assim como a alta temporada no inverno, que neste ano foi drasticamente prejudicada devido à tragédia climática. Embora tenhamos passado por esta situação complexa, projetamos uma boa movimentação, o que está criando uma prospecção positiva no aumento do faturamento de vendas em 50% de nossos lojistas”, destaca o presidente do Sindilojas, Guido José Thiele.

Conforme o levantamento, o momento é ideal para contratações temporárias para atender toda a demanda, embora o lojista esteja realista. Um percentual de 71,4% não irão contratar novos colaboradores para o período natalino; 21,4% irão contratar de um a três funcionários; e outros 7,1% pensam em contratar de quatro a seis colaboradores. Dos que irão contratar, 50% estima que as vagas possam se tornar fixas pós período natalino.

Ainda entre as perguntas da pesquisa está o ticket médio estimado do cliente: 50% de R$ 301 a R$ 600; 28,6% de R$ 1001 a R$ 2000; 14,3% de R$ 100 a R$ 300; e 7,1% de R$ 2.001 a R$ 5 mil. Além disso, para ampliar o faturamento, 78,6% das empresas estão planejando ações de promoção para o período; e 84,6% estão investindo em qualificação de equipe para bem receber o visitante.