SERVIÇO

Caxias do Sul terá ambulatório para mulheres com mais de 40 anos no Centro Especializado de Saúde

Serviço funcionará no espaço que será desocupado pelas farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico

Caxias do Sul terá ambulatório para mulheres com mais de 40 anos no Centro Especializado de Saúde
Foto: Ícaro de Campos/ Divulgação

A prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris, anunciou a instalação do Ambulatório da Saúde da Mulher 40+, que será aberto no Centro Especializado de Saúde (CES), no espaço que será desocupado pelas farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico. O anúncio ocorreu durante a abertura do Mutirão de Saúde da Mulher na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Caetano, no último sábado (19).

A administração explica que o local será um espaço de saúde para acolher a mulher, oferecendo os atendimentos necessários em âmbito multidisciplinar. No primeiro momento contará com ginecologista, patologia Cervical e inserção DIU, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem e psicologia. O objetivo é impactar na adesão da mulher aos tratamentos propostos bem como nos resultados e benefícios.

A secretária Daniele Meneguzzi salientou a importância que esse novo serviço terá para promover assistência global para a mulher em uma fase da vida na qual muitas dúvidas surgem e em que o acolhimento se faz tão importante. Ela destacou que a abertura será possível com a concretização da transferência das três farmácias que atualmente ocupam estrutura do CES. O trâmite para a mudança está em fase final e o novo endereço deve ser divulgado nas próximas semanas.

O novo Ambulatório soma-se a dois outros preexistentes: o Ambulatório Municipal de Gestação de Alto Risco, que zerou a fila de espera por esse tipo de atendimento e não registrou nenhum óbito entre as pacientes atendidas, e o Ambulatório de Ginecologia Referenciada, que já ofertou mais 1 mil consultas e procedimentos para pacientes que precisam de atendimento ginecológico especializado e que evita que a paciente seja encaminhada para fila de algum serviço terceirizado.