TURISMO

Na retomada, passageiros do Salgado Filho serão recepcionados com cortesia de vinícolas do Vale dos Vinhedos

Aeroporto voltará a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21). Taças de vinho e espumante serão distribuídas

Na retomada, passageiros do Salgado Filho serão recepcionados com cortesia de vinícolas do Vale dos Vinhedos
Foto: Fraport/Divulgação

O Vale dos Vinhedos fará parte da reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (21). Os passageiros serão recebidos com taças de vinho e espumante, cortesia das vinícolas da região. A Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, com o apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, promove a iniciativa.

De acordo com a concessionária Fraport, a reabertura do aeroporto contará com 71 pousos e decolagens, conectando Porto Alegre às cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, atendendo cerca de 9 mil passageiros no primeiro dia de operação. A ação busca simbolizar o retorno de uma importante infraestrutura de transporte, vital para o turismo no vale. Dados de 2023 da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE) apontam que 70% dos visitantes da região vêm de fora do Estado.

Várias vinícolas associadas à Aprovale, como Cave de Pedra, Miolo Wine Group, Vinícola Almaúnica, Vinhos Larentis, entre outras, apoiam a ação de recepção no aeroporto e colaboram para destacar a riqueza enoturística do Vale dos Vinhedos.

Turismo no Vale dos Vinhedos

Após as enchentes de maio, o fluxo de turistas no Vale chegou a cair 90%, mas o movimento já está sendo retomado. As condições de segurança e a infraestrutura rodoviária na região estão totalmente restabelecidas e prontas para receber os visitantes.

O Vale dos Vinhedos reúne mais de 90 atrações turísticas, sendo um terço delas vinícolas. Além disso, a região conta com uma vasta oferta de restaurantes, hotéis, cafés e agroindústrias. Os turistas podem participar de diversas atividades, como a colheita de uvas entre janeiro e março, o Festival Despertar do Vale e cursos de degustação. Além de outras vivências culturais que ressaltam a herança dos imigrantes.