SERRA DAS ANTAS

DNIT prevê liberação total da BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, até o final do ano

Trabalhos prosseguem com a construção de contenção no km 200, próximo ao Belvedere da Ferradura

Foto: DNIT / Divulgação
Foto: DNIT / Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê a liberação total da BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, até o final de 2024. A informação foi confirmada em reunião entre os engenheiros supervisores do DNIT, Adalberto Jurach e Jefferson Bittencourt, com o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, e membros da equipe técnica de engenharia do município, Joanna Peruffo e Iana M. R. Breda.

Também foi discutida a necessidade de formalizar as condutas em construções próximas à área de domínio do DNIT, principalmente às margens da rodovia, visando facilitar a execução de empreendimentos conforme as normas legais. Outro ponto abordado foi a necessidade de instalação de controladores de velocidade, na área urbana da BR-470, em Veranópolis.

Os representantes do DNIT também apresentaram o projeto de organização do fluxo de veículos leves e pesados em frente à empresa Oleoplan, utilizando um novo trevo e ampliações na área. Esse projeto já foi aprovado e poderá ser iniciado, ainda, este ano.

Atualmente, o trajeto de veículos no local não está bloqueado, mas opera no sistema de pare e siga das 7h às 18h, intercalando os sentidos do fluxo na BR-470. As obras emergenciais somam, aproximadamente, 46 quilômetros totais e estão divididas em sete lotes. A previsão de conclusão das obras de recuperação da BR-470 é de até dois anos.

Trabalhos de recuperação

Os trabalhos de recuperação da rodovia, drasticamente atingida no trecho da Serra das Antas por deslizamentos durante a tragédia climática de maio, se iniciaram já no mês seguinte, na região conhecida como Belvedere da Ferradura. Na ocasião, a empresa contratada pelo órgão federal realizou a limpeza, a montagem de canteiro, a mobilização de equipamentos e a sinalização.

A movimentação de obra propriamente dita, na altura do km 200 da BR-470, começou neste fim de semana com a execução de estaca raiz, tirantes, painéis e terraplanagem. Estas etapas são necessárias previamente à construção da cortina atirantada, importante contenção que está prevista para este trecho. Este tipo de estrutura é amplamente utilizada em obras de infraestruturas viárias que estão inseridas em regiões de encostas e em terrenos íngremes ou instáveis.

Entenda os termos

Estaca raiz: é uma estaca moldada in loco por meio de perfuração rotativa na vertical ou inclinada para reforço de fundações ou estabilização de taludes.

Tirantes: são elementos lineares capazes de transmitir cargas de tração entre suas extremidades para aumentar a eficiência de contenção.

Cortina atirantada: Empresas utilizam amplamente este tipo de estrutura em obras de infraestruturas viárias localizadas em regiões de encostas e terrenos íngremes ou instáveis. Desta forma, a técnica age como uma força de tração para a estabilização efetiva.