FESTIVAL

Monte Belo do Sul terá três dias de celebração em novembro

Festival Vieni Vivere la Vita, cancelado em 2023 devido a chuvas fortes, ocorre de 15 a 17 de novembro, na praça central da cidade

A festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, ícone da cidade.
A festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, ícone do município. | Foto: Augusto Tomasi/Divulgação

Após ser cancelado em 2023 devido às fortes chuvas, o Festival Vieni Vivere la Vita retorna a Monte Belo do Sul, de 15 a 17 de novembro, em sua quinta edição. O evento entra em cena para fechar um ano já marcado por dois eventos locais: a Festa da Abertura da Vindima, realizada em janeiro, e o Polentaço, ocorrido em agosto.

Com um dia a mais de programação neste ano, o festival busca atrair visitantes para a cidade da Serra Gaúcha, oferecendo um mergulho na enogastronomia e na cultura de influências italianas que marcam a comunidade local. A festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, ícone do município.

A festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, ícone do município.
Foto: Augusto Tomasi/Divulgação

Atrações

O público poderá apreciar vinhos e espumantes das vinícolas da região, acompanhados de pratos típicos e contemporâneos que remetem à culinária italiana. A programação, que inclui 17 shows, destaca-se pela forte presença da música italiana, com 10 apresentações dedicadas a canções que vão do folclore à modernidade. Entre as atrações musicais, destaca-se a participação do grupo argentino Star Beatles, dedicado a celebrar a obra do quarteto de Liverpool.

Além da música, a “Exposição de Memórias” será outro destaque. Composta por 20 painéis que apresentam trechos do livro Herança sociocultural do imigrante italiano no Rio Grande do Sul, do historiador e ex-prefeito Leonir Olimpio Razador, a mostra relembra a trajetória dos imigrantes italianos na região.

Organizado pela Associação Comunitária dos Amigos de Monte Belo (ACAMB), o festival conta com apoio cultural do município, da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (ASSEMB), e do Sicredi, além de patrocínios de empresas como Multimóveis, Dalmóbile e Golden Sucos. O evento é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.