Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias abre mais cinco leitos de UTI e determina fechamento de todos estabelecimentos às 22h

Foto: Fabiana de Lucena / Divulgação
Foto: Fabiana de Lucena / Divulgação

O Prefeito Flávio Cassina e o Vice-prefeito Edio Elói Frizzo reuniram o Gabinete de Crise na manhã desta segunda-feira (14) em função do crescimento dos casos de Covid-19 no município, bem como a saturação do sistema de saúde, tanto público como privado.

Na reunião ficou acordada a abertura de cinco novos leitos de UTI no Hospital Geral, novamente custeados exclusivamente por Caxias do Sul, embora sejam atendidos mais 48 cidades da região. E ainda ficou determinado que todos estabelecimentos comerciais e de serviços passam a ser fechados das 22h às 5h, todos os dias da semana. Podem funcionar apenas farmácias e as indústrias (com as devidas escalas de funcionários).

A determinação será publicada em decreto municipal, assim que o Governo do Estado divulgar o novo modelo de cogestão a ser adotado a partir de agora.

Outras regras seguem valendo e com intensa fiscalização da Prefeitura, como proibição de aglomerações e consumo de bebida alcoólica, entrada controlada em estabelecimentos comerciais e supermercados (apenas um por família) e o uso obrigatório de máscara.

Participam do Gabinete de Crise a Chefe de Gabinete e Secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o secretário do Urbanismo, João Uez, o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Junior, o secretário da Segurança, Hernest Larrat dos Santos, a secretária de Recursos Humanos, Valéria Wormann, o titular da Sdete, Gilnei Lafuente, o secretário do Turismo, Enio Martins, a secretária da Educação, Flávia Vergani e o secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer. O vereador Velocino Uez, líder do Governo na Câmara Municipal, também esteve presente.

Fonte: Prefeitura