MODA E CULTURA

Propondo reflexão sobre migrações, Concerto de Moda da Serra Gaúcha ocorre em novembro

Evento une moda, arte e cultura ao longo de quatro dias, em Caxias do Sul. Terceira edição também visa celebrar os 150 anos da imigração italiana

Coletiva de lançamento do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (08)
Coletiva de lançamento do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (08) | Regina Lain

Transferido devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG) tem nova data para ocorrer. A terceira edição foi reagendada para os dias 4, 5, 6 e 8 de novembro, levando moda, arte e cultura à Caxias do Sul. A coletiva de lançamento ocorreu na manhã desta terça (8).

Na edição deste ano, o Festival CMSG busca promover debates e reflexões sobre os processos migratórios, relacionando-os com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorados no ano que vem. Além disso, o objetivo, de acordo com o criador do evento, Raul Cardoso, é construir novos capítulos da história da Serra Gaúcha.

“Caxias do Sul é o retrato de um Brasil rico em diversidade migratória. Como em todo país, a nossa história e a nossa identidade são marcadas por muitas camadas e muitas narrativas. O papel da moda é, também, evocar essas camadas e dar visibilidade para narrativas por vezes negligenciadas pelos registros históricos”, destaca.

Diálogo Social

Para Raul, imigração é o ponto de partida para um rico diálogo artístico e social, que promete trazer muitas discussões ao público:

“Mergulhar nas histórias da nossa história e destacar a nossa identidade cultural e criar vínculos com aquilo que é produzido aqui. Essa é a ideia. Assim, o Festival CMSG se propõe a dialogar com a história dos imigrantes. Sabemos que o público está ansioso para a próxima edição e esperamos a participação de cidadãos de diversas cidades e contextos sociais, muito além dos trabalhadores da indústria da moda”, complementa.

A abertura oficial do evento será no dia 4 de novembro, às 17h30, no Monumento Nacional ao Imigrante. Por fim, o encerramento está agendado para o dia 8, a partir das 21h, no Parque Cinquentenário.

Ingressos à venda a partir desta sexta

A partir do dia 11 de outubro, próxima sexta-feira, será possível retirar gratuitamente os ingressos para todas as atividades on-line, via Sympla. O link estará disponível no perfil do evento no Instagram.

De acordo com os organizadores, o Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG) celebra e promove a rica tapeçaria cultural da moda brasileira. Ele oferece uma plataforma para marcas emergentes e estabelecidas. Além disso, impulsiona o turismo de negócios e valoriza o patrimônio cultural da região, tudo através da paixão compartilhada pela moda.

Confira a programação

4 de novembro

Abertura do 3º Festival CMSG
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante

Abertura da exposição fotográfica “Limites do tempo”
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante
Coordenado por Débora Camassola, o curso Fashion Creator, ofertado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com o Festival CMSG, encerrou a formação por meio dos editoriais de moda fotografados por Vanessa Tonietto. Após a leitura do Relatório Brasil 2040, os estudantes refletiram e criaram imagens que representam memórias, tecem críticas e promovem reflexões a partir dos registros fotográficos. A exposição estará em um local que convida o público a pensar sobre as marcas do tempo.

Conferência de Moda da Serra Gaúcha
Tema: Moda e Decolonidades – caminhos para a sustentabilidade
Horário: 20h
Local: UCS (auditório do Bloco J)
Ingresso: entrada gratuita, com retirada de bilhetes via Sympla (sugere-se a doação de materiais escolares)

6 de novembro

Desfile Antes de Todos, Nós
Marcas confirmadas: Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff Atelier, Atelier Lôla Salles, Ana Dotto Atelier.
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante
Trilha sonora por: Oderiê
Em caso de chuva, o desfile será transferido para 7, 11 ou 12 de novembro.

8 de novembro

Desfile Marcas do Tempo
Marcas confirmadas: Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa
Horário: 17h30
Local: Parque Cinquentenário
Em caso de chuva, o desfile será transferido para 9 ou 10 de novembro.

Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda
Horário: 20h
Local: Parque Cinquentenário
Este espetáculo é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio cultural da Petenatti S/A Indústria Têxtil

Desfile Solo
Horário: 20h
Local: Parque Cinquentenário

Desfile Terra à Vista
Horário: 21h
Local: Parque Cinquentenário

Festa de encerramento “Sem Caô“
Horário: 21h à 0h
Local: Parque Cinquentenário

REALIZAÇÃO – O Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), da secretarias municipais da Cultura (SMC), do Meio Ambiente (Semma) e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).