INTIMIDAÇÃO

Brigada identifica falsa escolta armada, em Serafina Corrêa

Os abordados assumiram estarem fazendo segurança, em virtude de envolvimento político

Foram apreendidos sete bastões, uma barra de ferro, quatro facas, quatro rádios comunicadores, três lanternas, duas capas de colete e nove celulares.
Foram apreendidos sete bastões, uma barra de ferro, quatro facas, quatro rádios comunicadores, três lanternas, duas capas de colete e nove celulares. | Foto: 3°RPMo

A Brigada Militar (BM), através do 3°RPMon, realizou a apreensão de diversos objetos, em Serafina Corrêa, e identificou pessoas que estavam em exercício ilegal da profissão, nesta quinta-feira (03).

Por volta das 18h40, na Rua da Igualdade, bairro Verdes Vales, 11 pessoas foram identificadas, após informações de que estariam em três veículos, um Fiat/Uno, um Fiat/Idea e um GM/Onix, transitando por bairros do município, gritando “agora que vai começar a festa”. Os acusados estavam expondo objetos para fora dos veículos, no intuito de intimidar moradores.

Os veículos foram abordados, pela Brigada, e os ocupantes identificados, onde alguns estavam uniformizados com capa de colete com as escritas “Escolta Armada”. Os abordados assumiram estarem fazendo segurança, em virtude de envolvimento político, sem possuírem vínculo com o Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas (GSVG), e não possuíam contrato de prestação de serviços.

Foram apreendidos sete bastões, uma barra de ferro, quatro facas, quatro rádios comunicadores, três lanternas, duas capas de colete e nove celulares. Todo o material foi apreendido e os veículos recolhidos ao pátio do guincho para manutenção da ordem pública.

Sobre o GSVG

Trata-se de Órgão fiscalizador e licenciador de empresas de segurança privada desarmada, incluindo portaria, zeladoria, vigia, monitoramento, comércio e instalação de sistemas eletrônicos de segurança.

 Criado em 30/05/1969, as atividades desempenhadas pelo GSVG estão reguladas de acordo com as seguintes regulamentações legais: Decreto Estadual n.º: 32.162/86, Lei Estadual n.º: 8.109/85, NI EMBM 2.5/2018, Lei Federal n.º: 7.102/83 e Portaria n.º: 3.233/2012/DG/DPF de 10/12/2012 que disciplina em todo o território nacional as atividades de segurança privada armada ou desarmada.

O licenciamento realizado pelo GSVG consiste em organizar uma série de documentos que compõem o processo administrativo para validar a expedição de Alvará, Portaria, Certidão de regularidade e credenciais de identificação dos integrantes das empresas.