CONQUISTA

Apicultoras de mel de Jaquirana e Cambará conquistam prêmio nacional

Concorreram apicultores de todo o país nas categorias mel claro e mel escuro; as duas fazem parte de um projeto-piloto com outros 10 produtores da região

de mel
Foto: Apiário Cambará/ Divulgação

As apicultoras Adriana de Bortoli, de Jaquirana, e Liane de Oliveira, de Cambará do Sul, conquistaram, no mês de setembro, o concurso CNA Brasil Artesanal – Mel 2024, na categoria mel claro. Adriana ficou em 1º lugar e Liane em 4º lugar. Concorreram apicultores de todo o país nas categorias mel claro e mel escuro.

Com outros 10 produtores da região, as duas apicultoras fazem parte do projeto-pilotoSubsídios para indicação geográfica de Cambará do Sul e sua produção de mel branco‘. O projeto está sendo desenvolvido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a partir de uma demanda dos apicultores da região.

“A partir dos resultados dessas primeiras amostras do projeto-piloto, estamos preparando uma publicação. As análises realizadas são de coloração, feita aqui no DDPA pelos pesquisadores Bruno Lisboa e Luciano Kayser Vargas; polínica, que foi feita pelo pesquisador Jefferson Radaeski, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); e análise dos dados farmacológicos e químicos das amostras, que está sendo feita pelo professor Luiz Carlos Klein-Júnior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)”, destaca a coordenadora do estudo, pesquisadora do DDPA na área de desenvolvimento rural, Larissa Ambrosini.

A coleta de dados vai iniciar nesta primavera, e o objetivo geral é disponibilizar informações científicas que permitam subsidiar um pedido de Indicação Geográfica por parte dos apicultores e meliponicultores deste território. O levantamento inclui a caracterização das condições edáficas e das condições climáticas da região produtora; levantamento florístico e fitossociológico; identificação de abelhas visitantes florais de carne-de-vaca (Clethra scabra); análise polínica de amostras de mel branco produzidas no território e reconstituição da história de produção do mel branco no território. O trabalho deve ser desenvolvido até 2026.

Com assessoria de imprensa