RECONSTRUÇÃO

Programa para desassorear rios e arroios no RS pode abranger 58 projetos de Caxias do Sul

Projetos somam mais de R$ 23,5 milhões e visam desassorear arroios e rios de Caxias

Programa do Governo do Estado deve atender 58 demandas para desassorear rios e arroios de Caxias do Sul
Programa do Governo do Estado deve atender 58 demandas para desassorear rios e arroios de Caxias do Sul | Cristofer Giacomet

O município de Caxias do Sul segue empenhado no enfrentamento dos efeitos climáticos extremos ocasionados pelas fortes chuvas de maio. Na última sexta-feira (27), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), por meio do Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP), cadastrou 58 projetos, que somam mais de R$ 23,5 milhões, no Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS).

Os projetos visam buscar recursos para remover o acúmulo de pedras, terra e entulhos do leito dos principais arroios e rios de Caxias para facilitar o fluxo das águas. O objetivo é desassorear um volume total de mais de 285 mil m³ em 164 pontos da cidade para prevenir cheias, alagamentos e enchentes. Os pontos mapeados incluem os arroios Belo, Dal Bó, Herval, Pena Branca, Pinhal, Rio Branco, Tega, bairro Planalto, além do rio Caí.

Um painel informativo foi criado para reunir as informações relacionadas à gestão de desassoreamento dos cursos d’água no território municipal. A ferramenta foi desenvolvida pelo DMAP – SMOSP com apoio da Diretoria de Informações Geoespaciais (DIGEO), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN). O painel pode ser acessado pelo link.

Programa Desassorear RS

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), do Governo do Estado, integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.