VITIVINICULTURA

Vinho e suco de uva da Serra Gaúcha serão destaque na ProWine São Paulo 2024

Consevitis participa do evento com o projeto Wines of Brazil e participa do lançamento da Campanha Vinho Legal

Estande do Consevitis na ProWine, em São Paulo
Estande do Consevitis na ProWine, em São Paulo | Foto: Divulgação

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) estará presente na ProWine São Paulo 2024, que começa nesta terça-feira (1º) e vai até quarta (3), no Expo Center Norte. O órgão promoverá o Suco de Uva Brasileiro e o projeto Wines of Brazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além disso, vai oferecer um espaço institucional, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento do setor no Brasil.

O Wines of Brazil terá um papel de destaque na feira com a realização do Projeto Comprador, uma ação promocional que trará seis compradores internacionais ao Brasil, provenientes da Rússia, China, Noruega, Bélgica, Peru e Colômbia. A ação inclui uma masterclass sobre o vinho brasileiro, etapa essencial para educar os compradores sobre a categoria e o panorama do setor no Brasil. Eles também participarão de uma visita técnica à vinícola Góes, representando as vinícolas do Sudeste, além de rodadas de negócios internacionais durante a ProWine.

Durante as rodadas de negócios, os compradores internacionais terão a oportunidade de se reunir com vinícolas brasileiras para negociar aquisições. O projeto setorial oferece toda a infraestrutura necessária para viabilizar a ação, incluindo a aquisição de espaço na feira, montagem e desmontagem do estande onde as reuniões acontecem, além de cobrir os custos de passagem e hospedagem.

“Essa ação promocional é uma das mais profícuas do projeto, visto que oportunizamos o encontro face to face do comprador internacional com as vinícolas brasileiras e viabilizamos a vinda destes compradores ao Brasil, fazendo com que eles tenham a real percepção de produção e experiências que chancelam a qualidade do vinho brasileiro. A ação tem como meta fomentar o comércio internacional das vinícolas brasileiras e por isso é tão relevante,” afirma Rafael Romagna, gerente de Promoção Internacional do Projeto setorial Wines of Brazil.

No espaço dedicado ao Suco de Uva Brasileiro, visitantes poderão degustar produtos das vinícolas Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Organovita, Casa Zottis, Vinícola Aurora, Suvalan Vinícola Santini e Castellamare San Diego. Sommeliers guiarão a degustação, apresentando as características únicas dos sucos e compartilhando informações sobre as empresas participantes, ressaltando a qualidade e a autenticidade dos rótulos brasileiros.

Simpósio Internacional Vinho e Saúde

O Consevitis-RS também vai se unir à Câmara Setorial de Viticultura, Vinho e Derivados do Estado de São Paulo, à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e à InvestSP na realização do Simpósio Internacional Vinho e Saúde. Com programação paralela à feira, o simpósio, promovido pela Organização da Vinha e Vinho (OIV), será realizado nas manhãs dos dias 2 e 3 de outubro. O evento reunirá especialistas para discutir os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde. Trata-se de uma oportunidade para profissionais da saúde, agentes públicos e consumidores se aprofundarem em décadas de pesquisas científicas sobre o tema.

“Nossa participação na ProWine São Paulo 2024 reflete o compromisso do Consevitis-RS em promover o que há de melhor na vitivinicultura brasileira. O espaço dedicado ao Suco de Uva Brasileiro e ao projeto Wines of Brazil reforça nossa missão de valorizar produtos que traduzem a qualidade, a autenticidade e a sustentabilidade do setor, tanto no mercado interno quanto no internacional”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Mobilização nacional contra vinhos ilegais

No primeiro dia do Simpósio, será feito o lançamento da Campanha Vinho Legal, uma iniciativa da Câmara Setorial da Uva, Vinhos e Derivados, em parceria com diversas entidades do setor. O movimento nacional busca conscientizar o consumidor sobre a importância de adquirir produtos de procedência garantida e alertar sobre os perigos do consumo de vinhos ilegais.

Um dos motivos é o aumento no número de apreensões no Brasil e pela proliferação de produtos sem comprovação de origem nas redes sociais. A campanha adota o slogan “Invista na sua saúde, beba vinho legal”.

“O lançamento da campanha é um marco na defesa da saúde pública e da economia do setor. Queremos alertar os consumidores sobre os perigos do consumo de vinhos sem procedência e reforçar a importância de adquirir produtos com garantia de qualidade. Vinhos ilegais podem causar graves prejuízos à saúde e à nossa economia, e esta campanha visa conscientizar sobre os riscos e incentivar o consumo responsável de vinhos legalmente certificados”, acrescenta Rebellatto.