Bento Gonçalves

Moradores denunciam descarte irregular de resíduos no Fátima em Bento

Moradores denunciam descarte irregular de resíduos no Fátima em Bento
No mesmo bairro, a secretaria recebeu denúncias da ação de vândalos (Foto: Divulgação)

Dentre os problemas ambientais existentes no meio urbano, destaca-se a geração de resíduos, fruto da industrialização, da intensa urbanização e, conseqüentemente, da mudança de hábitos da população. A degradação ambiental gerada pelo descarte irregular de resíduos se faz presente cada vez mais em nossa sociedade.

No bairro Fátima, em Bento Gonçalves, por exemplo, o proprietário de uma mecânica foi autuado pela segunda vez por descarte irregular de resíduos. “Ele vai receber a multa em dobro e terá três dias para fazer a limpeza e comprovar o descarte legal”, explica o secretário Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), Claudiomiro Dias.

Segundo o secretário, foram encontrados faróis, partes de um capô, caixas de papelão, entre outros. “Muito dos materiais poderiam ser levados numa recicladora para serem reutilizados. São resíduos com características similares que são selecionados pelo gerador, que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição, e disponibilizados para a coleta separadamente”, observa.

No mesmo bairro, a secretaria recebeu denúncias da ação de vândalos que atearam fogo em um sofá abandonado, que resultou também na queima da placa que alerta sobre a preservação da natureza.

Atualmente existe um cronograma semanal de limpeza em bairros, praças e meios fios, plantação de flores e recolhimento de entulhos. Informações podem ser obtidas através de ligação gratuita para o 0800 979 6866. As podas de árvores e recolhimento de galhos são feitos somente pela equipe da secretaria, no período de maio a agosto.

Clique na imagem para ampliar: