Comportamento

Covid-19 em Vacaria: chegada de 12 mil pessoas, toque de recolher e UTI lotada

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vacaria
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vacaria

O evidente aumento do número de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul também foi sentido nos Campos de Cima da Serra. Vacaria, maior cidade da região, convive com as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) lotadas no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, decretou toque de recolher aos moradores e, ainda, vive a expectativa pela chegada de cerca de 12 mil pessoas que irão trabalhar na colheita da safra, principalmente de maçã, entre o final de dezembro e o início de janeiro.

Os “sazonais”, como são chamados os trabalhadores que chegam na cidade apenas na época da safra, aumentam e muito a responsabilidade do município e do Estado em meio a pandemia da Covid-19. 1: para garantir atendimento a todos que necessitarem e, 2: para evitar o colapso do sistema de saúde e propagação em massa do coronavírus.

Até hoje, conforme o levantamento epidemiológico, o município contabiliza 28 mortes por complicações em decorrência da doença, 615 pessoas em isolamento domiciliar e 1988 casos confirmados, sendo 1613 já recuperados.

Amadeu Boeira (PSDB), atual prefeito e reeleito para os próximos quatro anos, aderiu as restrições estaduais e mais: implantou toque de recolher. Após às 22h e até as 6h, apenas trabalhadores de algumas áreas específicas podem estar nas ruas: prestadores de serviços na área de saúde, segurança, assistência social, entrega de alimentos e demais funcionários que, se forem abordados, precisam comprovar a atividade no horário.

A determinação estabelece multa de R$ 200,00 para quem não usar máscara. Esta, porém, foi emitida para votação da Câmara de Vereadores e deve ser aprovada.

Desde julho, há falta de profissionais da saúde no município. Tanto que três leitos de UTI estão fechados por não ter servidores suficientes para trabalhar e atender pacientes. Dos 28 leitos ocupados 100%, 18 são de casos de covid-19, confirmados ou suspeitos. Vacaria ainda é responsável por atender mais 10 municípios da região, entre eles, Bom Jesus, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos e demais.