Caxias do Sul

Dia do Doador de Sangue: Hemocs tem menos da metade do estoque necessário

Dia do Doador de Sangue: Hemocs tem menos da metade do estoque necessário

Nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da doação.

No ano de 2020, em particular, o quadro piorou devido à pandemia da Covid-19. Algumas das pessoas que costumavam fazer doações com certa frequência interromperam o hábito pelo medo do contágio, mas vale ressaltar que a doação de sangue não oferece nenhum perigo de contaminação pelo vírus.

Nesta semana, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul está realizando uma campanha especial para repôr os estoques de sangue que estão pela metade há algum tempo. Atualmente, o estoque dos tipos sanguíneos O+, O- e A+ está em 50%. Esses são os tipos mais solicitados pelo Hemocs.

Segundo Rafael Moreira, Assistente Social do setor de Captação de Doadores de Sangue do hemocentro, a equipe está tomando todos os cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19, atendendo sob horário marcado e no máximo cinco pessoas a cada meia hora.

“É importante ressaltar que o hemocentro de Caxias do Sul atende toda a região da Macro Serra, são 49 municípios que são beneficiados diretamente pelo trabalho do hemocentro, totalizando cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes que tem suas necessidades clínicas de sangue abastecidas pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul”, comenta.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, pois dessa doação são produzidos hemocomponentes, que são utilizados nas mais diversas aplicações clínico terapêuticas em 16 hospitais da Serra.

“Todos nós temos direito de ter acesso pelo SUS a sangue de qualidade, de forma ágil, e esse sangue só pode ser conseguido por meio de doações voluntárias. Não existe substituto sintético para o sangue. Por isso é importante a gente sensibilizar a população para a importância dessa doação, que pode ir para um parente nosso ou para um conhecido”, complementa Moreira.

Quem pode e como doar?

Para possibilitar o distanciamento e a higienização adequada, as doações estão sendo feitas perante agendamento. Para agendar um horário você pode ligar nos números (54) 32904543 ou (54) 32904580, ou ainda mandar uma mensagem para o Whatsapp (54) 98418-8487.

– Estar em bom estado geral de saúde;
– Não apresentar sintomas gripais;
– Dormir, no mínimo, 6 horas antes da doação;
– Não estar em jejum;
– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
– Evitar ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Não fumar 2 horas antes da doação;
-Ter idade entre 18 e 69 anos para a primeira doação;
– Jovens entre 16 e 17 anos podem ser doadores apresentando autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento com foto de quem assinou;
– Apresentar documento oficial com foto no momento da doação, cópia autenticada ou CNH digital.

“Lembrando que no momento da doação são feitos todos os exames de triagem da qualidade do sangue para as doenças transmissíveis, como HIV, HTLV, sífilis e hepatites virais. Também é importante ressaltar que as mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando 3 doações anuais e os homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando 4 doações anuais”, conclui o profissional.