Bento Gonçalves

Preso após assalto ao carro-forte matou empresário em Garibaldi

Preso após assalto ao carro-forte matou empresário em Garibaldi

Um dos presos na ação das forças de segurança pública após ataque ao carro-forte na BR-470, em Bento Gonçalves é um velho conhecido na Serra Gaúcha e matou um homem em Garibaldi, após um ataque a banco. Fernando Toledo Bastos, de 35 anos, com alcunha de Nando ou Gringo, pertence a quadrilha de Enivaldo Farias, o Cafuringa, apontado como um dos maiores assaltantes de banco do Rio Grande do Sul.

O criminoso é acusado de participar de um ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal, na área central de Garibaldi no dia 2 de março de 2009 ao lado de um comparsa. Os dois tentariam roubar um malote de dinheiro que seria entregue naquela oportunidade. Os seguranças reagiram a tiros. Havia mais três criminosos que estavam do lado de fora do banco e ocorreu um tiroteio no local.

Um dos seguranças foi atingido e Fernando Toledo Bastos, de 35 anos arrastou o homem ferido pela Avenida Rio Branco. O proprietário de uma papelaria onde o criminoso buscou abrigo reagiu e foi baleado. A vítima foi identificada como Tarcísio Wolfart, de 55 anos. O bandido se rendeu depois de uma negociação de 20 minutos com um advogado. A vítima foi socorrida ao hospital São Pedro, porém já estava sem vida. O criminoso foi preso, condenado há dez anos de prisão, mas foi liberado pela justiça para cumprir pena no regime semi-aberto, em novembro de 2017.