Plantão

Brigada Militar reage, prende seis e frustra roubo em joalheria na Serra Gaúcha

(Foto: BM)
(Foto: BM)

Uma ação criminosa ousada no centro de Canela, na Serra Gaúcha, acabou com uma resposta rápida e eficiente da Brigada Militar (BM). Por volta das 9h20min da manhã desta quarta-feira, policiais em patrulhamento de rotina no centro da cidade, suspeitaram da ação de dois indivíduos que saíram de uma joalheria na avenida Júlio de Castilhos e abaixaram a porta de ferro.

(Foto: BM)

Após isso, dois indivíduos em um Ônix, cor preta, de Laejado, estacionou bem na frente do estabelecimento. O alerta foi dado pela rede e o Pelotão de Operações Especiais (POE), que estava na cidade, aproximou-se. As guarnições abordaram e prenderam a quadrilha.

As vítimas relataram que os dois criminosos chegaram no momento que eles abriram a joalheria, renderam a proprietária, idosa, colocaram a arma na cabeça dela e a ameaçaram. Os bandidos recolheram todos os produtos em uma mala de rodinhas e outra de mão. Antes de sairem, amararam a senhora e seu neto que também trabalha no local.

(Foto: BM)

Foram presos D.R.F., 22 anos, com antecedentes por receptação, morador de Canela; R.N.O., 28 anos, antecedentes por roubo a banco, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo; B.A.A.R., 24 anos; e E.A.S.S., 28 anos, estes três últimos moradores da região metropolitana.

O veículo era clonado, tendo sido roubado em Porto Alegre na data de 05 de fevereiro deste ano.

O único indivíduo da quadrilha morador de Canela, é filho de um apenado do presídio de Nova Prata (preso por um roubo a uma residência em setembro de 2017, também em Canela). Conforme repassado pela quadrilha, toda a ação foi planejada de dentro da cadeia, por este apenado que inclusive arrumou as “parcerias” para cometer o crime.

Na sequência, eles também confessaram que um veículo estaria esperando eles na saída para a localidade de Chapadão, interior do município, onde seria realizada a troca dos carros para a quadrilha fugir.

As guarnições realizaram buscas na direção indicada e abordaram o veículo Fiat Uno, placas de Belo Horizonte, alugado. No carro estava G.K.P., 27 anos, com antecedentes por roubo ao comércio e receptação, sendo apenado do regime semiaberto e iria colocar a tornozeleira eletrônica nesta quinta, dia 8. Com ele estava P.O.I.A., 40 anos, com antecedentes por estelionato, sendo ambos de Porto Alegre.

(Foto: BM)

O Capitão Pedro Alexander Beron da Cunha, comandante da BM Canela ressaltou a importância da prisão desta quadrilha.

“Uma ação extremamente exitosa dentro das técnicas policiais, demonstrando o preparo e a qualificação dos Policiais Militares. Importante salientar o tirocínio policial das guarnições que observaram a movimentação suspeita e a rapidez do apoio dos demais colegas, propiciando que esta quadrilha seja retirada do convívio social, evitando outras ações delituosas”, diz.