Caxias do Sul

Em um mês, Caxias tem 91% de aumento nos casos de Covid-19

Foto: Fabiana de Lucena
Foto: Fabiana de Lucena

O Prefeito Flávio Cassina reuniu o Gabinete de Crise na manhã desta quinta-feira (19) em virtude do aumento de casos da Covid-19 desde o início de novembro e também em virtude da região ter ingressado na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado, decisão revertida esta semana pelo Observatório de Saúde da região. Os dados do Painel Covid mostram um aumento de 91% nos casos se comparados os primeiros 15 dias de outubro (892 casos) e de novembro (1.708 casos).

Cassina, acompanhado pelo Vice-Prefeito Edio Elói Frizzo e pela Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos ouviu as demandas e preocupações dos secretários presentes – Jorge Olavo Hahn Castro (Saúde), Valéria Wormann (RH), João Uez (SMU), Marlês Sebben (FAS), Flávia Vergani (Educação), Hernest Larrat dos Santos (Segurança), Nerio Susin (Meio Ambiente), Alfonso Willenbring Junior (Trânsito) e Luciane Perez (Cultura).

Após avaliação conjunta do Gabinete de Crise, o Prefeito Cassina determinou à Secretaria da Saúde o aumento da testagem da população. “O crescimento de casos era previsível no momento da ampliação das flexibilizações. Reforçamos que a pandemia ainda está aí, embora os setores da economia precisem retomar. A população tem que estar consciente ainda dos cuidados com o vírus”, afirma o Vice-prefeito e coordenador do Gabinete de Crise.
As testagem estão sendo feitas nas UPAs Central e Zona Norte em todas as pessoas com Síndrome Gripal (SRAG). Novo lote de testes chegará na próxima semana.