Bento Gonçalves

Prefeito de Bento desiste de concorrer ao governo do estado

Prefeito de Bento desiste de concorrer ao governo do estado
A desistência foi anunciada nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro (Foto: reprodução)

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilhermes Pasin, do Partido Progressista (PP) desistiu da candidatura ao governo gaúcho para as eleições deste ano. A desistência foi anunciada nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, numa reunião do diretório estadual da sigla, que deixará os cargos que ocupa no Executivo do Estado até o dia 15 de março e se desvinculará formalmente da base de sustentação ao governo de José Ivo Sartori (PMDB).

No encontro, que foi restrito para mandatários de cargos eletivos, integrantes do diretório e da executiva, os progressistas também definiram que a pré-convenção, na qual escolherão um candidato para concorrer a governador, ocorrerá em 24 de março.

Atualmente, o PP comanda a Secretaria de Agricultura, com Ernani Polo, a Secretaria de Transportes, com Pedro Westphalen, ambos deputados estaduais, além da presidência do Instituto de Previdência do Estado (IPE), com Otomar Vivian. A reunião iniciou com três postulantes a candidato ao Piratini: o deputado federal Luiz Carlos Heinze, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o empresário Antônio Weck. Com a desistência de Pasin, anunciada durante as discussões, restaram duas propostas de candidatura. “Fui prefeito e tenho a bagagem de cinco mandatos na Câmara federal”, disse Heinze.

O provável adversário do deputado nas prévias do PP nunca ocupou cargo eletivo e se apresenta como advogado e empresário. “A política mudou. Não importa mais para os eleitores quem são as pessoas, mas os projetos defendidos por elas. Acredito que posso representar esta mudança”, apontou Weck.

Conforme o presidente da sigla, Celso Bernardi, a eventual disputa pela candidatura precisará levar em consideração a candidatura prioritária da senadora Ana Amélia Lemos à reeleição para o Senado.

No dia 17 de janeiro, o PP da Serra Gaúcha havia lançado o nome de Guilherme Pasin como pré-candidato ao Piratini, relembre:

Mesmo que o deputado federal Luiz Carlos Heinze tenha lançado seu nome como pré-candidato do PP ao governo gaúcho, cerca de 49 líderes da sigla em 14 municípios da Serra Gaúcha lançaram o nome do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, para disputar a indicação do partido durante uma reunião em Garibaldi. A definição foi encaminhada à Executiva estadual. O prefeito, em férias até o dia 20, não participou e não foi localizado para comentar a indicação.

A intenção do partido na Serra, de acordo com a coordenadora executiva regional, Giovana Ulian, presidente do partido em Flores da Cunha, é abrir o debate e permitir que o partido apresente novos pré-candidatos.

Além de Pasin e de Heinze, que lançou seu nome ainda em outubro do ano passado, o partido indica também os nomes da deputada estadual Silvana Covatti e da presidente da Mulher Progressista Estadual, Simone Leite, como possíveis candidatas.