Últimas notícias

Em Farroupilha, cerca de 56 mil eleitores irão às urnas no domingo. Confira os locais de votação

Em Farroupilha, cerca de 56 mil eleitores irão às urnas no domingo. Confira os locais de votação

Nó próximo domingo (15), cerca de 56,2 mil eleitores irão às urnas para decidir quem será o próximo prefeito de Farroupilha e os 15 nomes que irão compor a Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro. Serão 174 seções distribuídas em 61 locais de votação nas escolas, clubes, Centros Comunitários, Salões Comunitário, CTGs e Seminário. O eleitor precisa ter atenção, já que alguns pontos de votação tiveram alterações em função da pandemia da Covid-19. Com o objetivo de evitar aglomerações, alguns pontos foram extintos e os eleitores distribuídos em outras próximas.

Três seções que estavam no Seminário Apostólico (37,135 e 183) foram transferidos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minela. No bairro Centenário, a escola passa por reformas e  votação foi levada para o Centro Comunitário do bairro. Mesma situação da comunidade de Vila Rica.

No bairro Pio X, a votação será na Escola São Pio X, devido ao salão da igreja estar com problemas na distribuição de energia. Em todos os locais, os mesários estarão à disposição para sanar as duvidas que possam ocorrer.

Haverá também faixas explicativas para os eleitores. Outra forma de o eleitor saber o seu local de votação é pela internet, consultando o seu título eleitoral, ou ainda baixando o E-Título no celular. No aplicativo é possível consultar locais de votação, como justificar o voto e as mudanças ocorridas.

O comandante do 36º Batalhão da Brigada Militar, major Juliano Amaral, comentou sobre como será feito o policiamento nos locais de votação.

“A Brigada Militar vai atuar com todo efetivo disponível. Foram canceladas todas as folgas dos policiais para o evento. Nosso trabalho só vai encerrar após a divulgação dos eleitos e das comemorações que podem ocorrer. A previsão de finalizar o trabalho é a meia noite. Teremos viaturas fazendo o monitoramento dos locais de votação e estaremos à disposição do Ministério Público Eleitoral, do Cartório Eleitoral e do juiz eleitoral para qualquer situação que possa ocorrer ao longo da votação”.

O major também acredita que o domingo será de tranquilidade e pede que as pessoas tenham o cuidado de sair para votar em horários espaçados e apenas para realizar a sua votação para que o dia transcorra dentro da normalidade.

Neste ano, a votação começa às 7h e se estende até às 17h. Nas primeiras três horas, ou seja, até às 10h, os idosos terão prioridade para votar. Eleitores e mesários deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção em todos os locais. Além disso, é necessário que cada eleitor leve consigo uma caneta para assinar a ficha de presença. Nos locais de votação, todos deverão manter o distanciamento social e haverá a disponibilização de álcool gel em todos os pontos.