Últimas notícias

Voto 2020: Três perguntas para Cláudio Libardi Júnior, candidato a vice-prefeito de Caxias do Sul

Candidato integra chapa de Pepe Vargas, do PT

Voto 2020: Três perguntas para Cláudio Libardi Júnior, candidato a vice-prefeito de Caxias do Sul

O Portal Leouve da sequência nesta quarta-feira (4) a série de entrevistas com os onze candidatos (as) à vice-prefeitura de Caxias do Sul. Cada um deles (as) respondeu a três perguntas formuladas pela Central de Conteúdo do Grupo RSCOM sobre a forma de atuação do vice e de como cada candidato (a), caso eleito (a), deverá se comportar. Cada um (a) será apresentado seguindo a ordem determinada no site de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria “vice-prefeito”.

Pela ordem, o quarto a responder é Cláudio Libardi Júnior, candidato a vice-prefeito de Pepe Vargas, do PT. Cada candidato (a) teve um minuto para falar. As respostas serão apresentadas na íntegra.

Candidato, qual será a sua postura como vice-prefeito, caso a chapa seja eleita?

“Primeiro eu gostaria de agradecer ao Grupo RSCOM pelo contato, cumprimentar o sr. e a sra. que acompanham as mídias do grupo. Eu sou Cláudio Libardi Júnior, candidato a vice-prefeito ao lado de Pepe Vargas, pela coligação Caxias pra Frente. Quanto a minha postura caso eleito vice-prefeito de Caxias do Sul, vai ser uma postura de diálogo, na minha atuação profissional eu sempre entendi que o diálogo é a saída para diversas coisas e a gente vê que falta da parte da prefeitura, hoje, receber todos os cidadãos, conseguir dialogar e construir uma sociedade diferente. E nisso é baseado nosso plano de governo né, construído a muitas mãos, que presa um retorno do orçamento participativo, com diálogo para construção de um sistema de saúde eficiente e diálogo também pra que consigamos construir um processo de educação diferente na nossa cidade, que valorize o professor e a professora e que consiga garantir vagas para creches para todos os alunos”. 

Candidato, como você pretende ajudar o prefeito, caso seja eleito, nas tratativas com a Câmara de Vereadores?

“Quanto a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, primeiro a gente precisa externalizar nosso respeito né. A exemplo do executivo legislativo municipal também é escolhido pelo povo e tem uma função de receber as demandas e encaminhá-las, como a prefeitura também tem. O órgão tem suas funções específicas determinadas pela constituição federal, desde a fiscalização, até a elaboração de legislação de competência do vereador e da vereadora. Então nós temos interesse durante nosso governo em receber todos os vereadores e vereadoras que de fato trazem demandas da nossa sociedade ao executivo municipal. E mais do que isso, poder debater os orçamentos de Caxias do Sul com a Câmara e com toda a população, poder debater o rumo da nossa cidade, com muito respeito a cada vereador e vereadora eleita. E nunca sessar o diálogo. A gente entende que o executivo e o legislativo devem estar em constante diálogo, pra que possam elaborar uma legislação que privilegie o cidadão e cidadã de Caxias do Sul”. 

Candidato, o que você, como vice, caso seja eleito, pode fazer a mais, ou diferente, de quem já passou pela administração?

“Quanto a diferença no exercício do cargo de vice-prefeito, são vários os problemas que nós elencamos aqui em Caxias do Sul. Falta de vagas em creches, a dificuldade de acesso à saúde, em especial as especialidades, a dificuldade de debater o orçamento municipal. Então, como vice-prefeito de Caxias do Sul nós temos vários objetivos construídos junto ao nosso plano de governo. Auxiliar o Pepe a implementar uma política de saúde, que garanta acesso a todos e todas, auxiliar na ampliação do nosso sistema educacional, pra que possamos garantir creches pra todas as crianças do nosso município, e mais do que isso, ouvir a população, conseguir debater o orçamento municipal, a necessidade de melhorias nos bairros, através do orçamento participativo. Eu quero fazer diferente, deixar a porta do gabinete aberta todo o tempo, pra que possamos dialogar com o sr. e a sra. que mais precisam. Aproximar a administração pública novamente dos bairros”.

A cobertura “Voto 2020” do Grupo RSCOM, tem o patrocínio de AMESNE: Nossa pauta é a defesa dos interesses dos municípios da encosta superior do Nordeste e FUNDAÇÃO PROAMB: Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul como destinação de resíduos e análises de efluentes. Acesse proamb.com.br .