O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) não acolheu o recurso interposto pela Associação Amigos dos Animais (Soama) que pedia a suspensão da retirada dos pombos das praças centrais de Caxias do Sul. Com a decisão, o Município está novamente autorizado a executar o plano de remoção dessas aves, suspenso em novembro do ano passado. A prefeitura ainda não tem uma data para iniciar o trabalho.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, a concentração das pombas pode trazer prejuízos à saúde pública e, além disso, é importante informar que elas se proliferam de maneira exacerbada. “Uma pomba gera por ano, em média, 12 filhotes. Como se estima que existam cerca de 5 mil pombos no município, em apenas 3 anos, existirão 180 mil novas aves dessa espécie em Caxias do Sul. Dessa forma, é imprescindível que o controle populacional das aves aconteça”, afirma a secretária.
Conforme a prefeitura, os animais serão transferidos das praças públicas para um pombal, na localidade de Apanhador, onde uma equipe especializada da Semma cuidará das aves. A retirada acontecerá de forma gradativa e o início dos trabalhos ainda está sendo definido pela Secretaria.