Brasil

Procura por serviços cresce 102% no Rio Grande do Sul, aponta GetNinjas

Pesquisa realizada por aplicativo de contratação de serviços comparou a demanda com o mesmo período de 2019

Procura por serviços cresce 102% no Rio Grande do Sul, aponta GetNinjas
Segundo um levantamento feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, houve um aumento de 102% na demanda por serviços no estado do Rio Grande do Sul em setembro, em comparação com mesmo período do ano anterior. Tal crescimento na procura é o resultado de uma mudança de comportamento do consumidor em meio a flexibilização do isolamento social. O levantamento é baseado nos mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos no aplicativo pelos mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados.
De acordo com Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, “a pandemia acelerou o processo da digitalização do mercado de serviços. De forma segura, as pessoas têm online opções de serviços, assim como elas já têm para entrega de comida e de produtos, por exemplo”. Para o empreendedor, ao passarem mais tempo em casa, as pessoas começaram a usar mais os eletrodomésticos e veem melhorias que podem ser feitas em casa.
Categorias mais solicitadas

Tais melhorias foram a prioridade de muitos gaúchos já que a demanda por serviços de reformas – como pedreiro, montador de móveis, mudanças e carretos – aumentou 103% em setembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Com tal crescimento, essa é a categoria mais demandada no estado.

Em segundo lugar há a procura por profissionais de assistência técnica, que teve um acréscimo de 116% no mês passado em comparação com setembro de 2019 e traz destaque para pedidos de consertos de eletrodomésticos e eletrônicos em geral. Há também a busca por serviços domésticos, que subiu 114% neste período e inclui serviços como diarista, adestrador de cães e motorista; as solicitações por serviços de consultoria aumentaram 300%, reflexo da procura por advogados, e por fim, a categoria de design e tecnologia, que teve 170% de acréscimo.
A pesquisa identificou, ainda, que em toda a região Sul o aumento na demanda foi de quase 100% em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram mais de 42 mil solicitações feitas no aplicativo no último mês. Em um comportamento semelhante a demanda gaúcha, a categoria mais procurada na região Sul foi a de “Reformas e Reparos”.