Opinião

Para as mulheres: exercícios durante a TPM

Não use o período menstrual como motivo para ficar sem exercícios!

Para as mulheres: exercícios durante a TPM

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

Só nós sabemos quanto é incômodo para o nosso organismo sentir dores, variações de humor, cólicas no abdômen, apetite excessivo, irritabilidade e fadiga, com tudo isso, é claro que vamos pensar duas vezes antes de ir para a academia, não é?

Mas é aí que entra o erro! Fugir da rotina de exercícios e quebrar os seus objetivos não deve acontecer durante o período, visto que os sintomas podem ser amenizados e as dores podem ser reduzidas (vou dar as dicas de como).

Para mulheres que sofrem com hemorragias no período, a dica é realizar caminhadas, bicicleta e yoga para manter a prática de exercícios. Se você se exercita na academia, nos dias mais intensos da menstruação a intensidade e o esforço dos treinos deve ser reduzida.

Agora se liga nisso: a melhor fase para treinos de força e de alta intensidade fica nos dias coincidentes com a ovulação e nos posteriores, pois é nesse período que certos hormônios atingem seu máximo, com isso, os exercícios que envolvem os grupos musculares se tornam mais bem aproveitados.

Durante o período pré-menstrual, ficamos mais propícias a sofrer lesões, principalmente nos joelhos, então é importante tomarmos cuidado com exercícios que interfiram nessa área e também, deve-se realizar atividades para fortalecê-la, como exercícios de equilíbrio e fortalecimento da musculatura da coxa e glúteos.

E sobre exercícios aeróbicos? Estes são ótimos para reduzir os sintomas pré-menstruais, melhorar o humor, a fadiga e o sono!

A fadiga muscular é muito comum durante o período, uma dica é colocar compressas quentes e realizar massagens relaxantes. Também devemos adotar cuidados com isso durante os exercícios, como realizar aquecimento antes do treino e repousar pelo menos um dia para a recuperação da musculatura.

Por fim, e não menos importante: não use o período menstrual como motivo para ficar sem exercícios! Com exceção de casos críticos, cólicas intensas e períodos hemorrágicos, a TPM não é desculpa. Principalmente agora que sabemos alguns truques para tornar os treinos positivos e benéficos durante o período. Além do que, quando nos exercitamos, liberamos hormônios como a endorfina e adrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar, ótimo para combater o período!