Comportamento

Dia das Crianças: descubra quais são as melhores brincadeiras para cada faixa etária

Dia das Crianças: descubra quais são as melhores brincadeiras para cada faixa etária

Nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças. E em homenagem a essa data tão especial, nós do Portal Leouve conversamos com a pediatra Renata Bainy sobre a importância das atividades no dia a dia das crianças e quais são as atividades mais recomendadas para cada faixa etária.

Você sabia que a Academia Americana de Pediatria recomenda que os pediatras “receitem” brincadeiras diárias para as crianças? E brincadeiras de verdade, aquelas que passam longe dos dispositivos eletrônicos.

“Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil adequado. Na infância, o cérebro apresenta uma intensa plasticidade neuronal, o que quer dizer que os neurônios se modificam a partir das experiências vivenciadas pela criança e a ação benéfica das brincadeiras é fundamental”, explica a especialista.

Brincar manuseando objetos (chocalhos, carrinhos, bonecas, blocos de montar) desenvolve a coordenação motora, comunicação e pensamento abstrato.

O faz de conta (por exemplo brincar de casinha ou escolinha) estimula a capacidade de planejamento e resolução de problemas.

A atividade locomotora (andar de bicicleta ou esconde-esconde por exemplo) estimula a habilidade e inteligência emocional.

As brincadeiras ao ar livre (brincar no parque, futebol, basquete) reforçam amizades e o conhecimento social.

“Brincar estimula todos os sentidos, além de diminuir o estresse e ansiedade. E ainda temos o bônus de reforçar os laços afetivos com a família quando estes participam da brincadeira”, relata.

A pediatra ainda aponta que já existem estudos demonstrando que crianças que passam muito tempo dentro de casa e em frente aos dispositivos eletrônicos tem maiores níveis de ansiedade e sedentarismo. “Por isso é tão importante estimular as brincadeiras livres.
Então o recado está dado: vamos estimular que nossas crianças sejam de fato crianças e brinquem muito”, conclui.

Dicas de brincadeiras por faixa etária:

0 a 6 meses: oferecer o dedo para o bebê brincar e também estimular com objetos próprios para a idade do bebê. Sorrisos e caretas.
6 a 24 meses: colheres e potes de plásticos para batucar, usar caixas de papelão para fazer um túnel e colocar brinquedos próprios para a idade.
2 a 4 anos: desenhos, pinturas, pista de fita crepe para estimular a atividade física e coordenação motora, montar cenários com brinquedos diversos para estimular a imaginação.
4 a 6 anos: esculturas de massinha e palito, fazer aviões de papel, andar de bicicleta.
7 anos ou mais: peteca, bambolê, caça ao tesouro e esportes em geral.

Você pode encontrar mais dicas no perfil do Instagram @tempojunto.