Bento Gonçalves

Bento Gonçalves realiza ações do Janeiro branco

Ações ocorreram na Via del Vino (Foto: Marina Teles)
Ações ocorreram na Via del Vino (Foto: Marina Teles)

Janeiro, por ser o primeiro mês do ano carrega a simbologia de renovação e recomeço. É uma época em que se pensa sobre o que já foi realizado e o que ainda se quer alcançar. Desta forma, o Janeiro Branco aproveita tal simbologia para incentivar as pessoas a refletirem sobre o que estão fazendo para cuidar e preservar a saúde mental.

Ações ocorreram na Via del Vino (Foto: Marina Teles)

A Campanha Nacional Janeiro Branco tem por objetivo trazer a discussão assuntos relacionados à saúde mental e está baseada no conhecimento e na prevenção do adoecimento emocional. “É fundamental que as pessoas saibam que há sofrimentos e dores que podem ser cuidadas, amenizadas ou até mesmo evitadas, pois como o slogan da campanha já diz: “quem cuida da mente, cuida da vida”, lembra a psicóloga da Secretaria de Saúde, Andréia Gazzi.

Nesta quarta-feira, 24, a equipe de psicólogas da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma ação na Via Del Vino, “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”, conversando com as pessoas sobre saúde mental e emocional, além de informar os munícipes, que quem desejar pode buscar atendimento junto as Unidades Básicas de Saúde.

(Foto: Marina Teles/especial)

Um outro aspecto que a campanha visa trabalhar é em relação ao preconceito com os atendimentos psicológicos e psiquiátricos. “Estamos tentando trazer a tona a importância desses atendimentos e a desvinculação deles com a loucura. Hoje em dia, quem vai ao psicólogo ou psiquiatra procura melhorar sua qualidade de vida, seus relacionamentos, procura buscar outras formas de se relacionar com o mundo, aplacar suas dores e seus problemas. Não busca atendimento porque é louco ou está em surto”, afirma Andréia.

O município de Bento Gonçalves conta com diversos serviços que abrangem a Saúde Mental. Na atenção primária, há as Estratégias de Saúde da Família, que contam com equipes de NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família – e as Unidades Básicas de Saúde. Para quem busca atendimento ou orientação, estes serviços são a “porta de entrada” do usuário. Além desses, há os serviços de referência, como CAPS infantil, CAPS adulto e CAPS álcool e drogas, Centro de Referência Materno Infantil, SAE. Há também outros serviços como Revivi, CREAS, CRAS, esses últimos pertencentes à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para quem identificar necessidade de atendimento, recomenda-se que busque a sua Unidade de referência. Para acessar o serviço de psicologia, se faz necessário encaminhamento, portanto os médicos das Unidades podem fazer este documento.