Caxias do Sul

Ambulância reforça os atendimentos do programa Consultório de Rua em Caxias

Foto: Andréia Copini / SMS
Foto: Andréia Copini / SMS

O Consultório de Rua, programa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ganha reforço no atendimento, o qual passa a ser realizado em uma ambulância. Criado com o objetivo de atender à população em situação de rua e vulnerabilidade social, estava instalado em uma van equipada com consultório para pequenos atendimentos gratuitos.

Apenas no primeiro quadrimestre do ano foram registrados 2.247 atendimentos como procedimentos, encaminhamentos para tratamento, orientações, escutas, atendimentos mentais e testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis.

Conforme a diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Nivea Rosa, devido à pandemia, o serviço também precisou ser suspenso. “Em março tivemos uma pausa nos atendimentos devido ao coronavírus. Após, retornamos com rodízio nos cinco territórios, sendo realizado um por noite”. Nivea ainda explica que o Consultório de Rua prioriza acolher as pessoas que não costumam acessar os serviços de saúde do Município, como moradores de rua e usuários de drogas.

Diferente dos serviços prestados pelo SAMU, que atende somente com chamada de socorro, o Consultório de Rua tem itinerário fixo em áreas específicas do Município. Nivea explica que são atendidas as comunidades de rua da Zona Norte e da área central da cidade, além dos bairros Beltrão de Queiróz, Primeiro de Maio, Mariani, Reolon e São Vicente.

O serviço entrou em funcionamento em 28 de maio de 2012.

Fonte: SMS