Política

Manifestações antecedem julgamento de Lula na quarta-feira em Porto Alegre

Manifestações antecedem julgamento de Lula na quarta-feira em Porto Alegre

O julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso do triplex, marcado para esta quarta-feira, dia 24, vai decidir se mantém a condenação em primeiro grau sob a acusação de que a OAS deu a ele um apartamento no litoral de São Paulo como propina em troca de facilidades para obter contratos com a Petrobras, e vai marcar o reencontro das forças que polarizam a política brasileira nos últimos anos.

Manifestantes ligados ao MST e à Via Campesina chegaram a Porto Alegre na segunda-feira (Foto: AFP)

Desde a segunda-feira, dia 22, quando uma caminhada liderada pela Via Campesina reuniu milhares de pessoas até o acampamento montado pela militância pró-Lula no parque Anfiteatro Pôr do Sol, uma série de manifestações está programada de ambos os lados.

A militância pró-Lula ocupará as proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, a cerca de seis quilômetros do Parque Moinhos de Vento, local que concentrará as manifestações contra Lula.

Nesta terça-feira, dia 23, a marcha das Mulheres pela Democracia deve contar com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff. À tarde, Lula é esperado a partir das 18h, em um ato na Esquina Democrática, no centro.

No parcão, o movimento Vem Pra Rua convoca um ato “em defesa da Justiça” – e contra o ex-presidente Lula. A concentração será às 18h.

Na quarta-feira, dia 24, também haverá atos de ambos os lados políticos. Três frentes pró-Lula sairão marchando de locais diferentes da cidade em direção ao TRF-4 a partir das cinco horas da manhã. Haverá um cordão isolando o prédio e os atos serão no entorno.

Do outro lado, o MBL e o Vem Pra Rua convocam sua militância para o “carnalula” e a “Festa da Condenação, também no parcão a partir das 18h.

Ainda não está confirmado onde o ex-presidente assistirá ao julgamento, que será transmitido ao vivo no canal do TRF-4 no youtube, se em São Paulo ou em Porto Alegre.