Opinião

 Entendendo nossa composição corporal

Mas afinal o que é massa corporal? Gordura? Músculo?

 Entendendo nossa composição corporal

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

Composição corporal é um conceito que diz se refere às proporções de músculo, ossos, gorduras e outras partes vitais de cada indivíduo. O corpo humano é composto por dois compartimentos básicos: um de gordura e outro livre de gordura. O compartimento livre de gordura é a massa magra, que inclui massa muscular, massa óssea, sangue, pele e órgãos. O compartimento de gordura é a massa gorda propriamente dita.

Quando falamos do ganho de massa magra, por meio do exercício físico, nos referimos principalmente ao aumento da massa muscular, da massa óssea e do volume sanguíneo. Logo, massa magra não é o mesmo que massa muscular.

E para desenvolver a massa muscular, como funciona?

Depende muito do sexo, do perfil hormonal, o tipo físico, o estado nutricional, a rotina alimentar, o tipo e nível de treino e de atividade física praticada.

Geralmente, os homens têm mais facilidade para obter massa muscular, por serem maiores e produzirem mais testosterona do que as mulheres. O músculo é um tecido metabolicamente ativo que necessita de energia a todo o momento, apenas para se manter, até mesmo quando estamos dormindo. Por isso, são considerados “queimadores” de gordura.

Porém, mais importante do que ganhar massa muscular rapidamente é adquirir esses músculos de forma saudável. Você deve estar atento a aspectos básicos como a alimentação, exercício físico e descanso, tudo isso deve haver com acompanhamento e orientações de profissionais.

Muitas pessoas não têm consciência de como nosso corpo é formado, mas esse conhecimento é de extrema importância! Precisamos cuidar da parte interna do nosso corpo, se ele estiver firme e forte, as chances de haver doenças que se relacionam aos órgãos diminuem muito.

Mas o que é massa corporal? Gordura? Músculo?

Como dito, nosso corpo é “dividido” em dois compartimentos: um composto de gordura e o outro sem a presença dela. A massa gorda é o que podemos definir como peso de gordura, ou seja, a massa que queremos perder. Porém, ela também é importante no nosso corpo, em quantidades ideais, ajuda a proteger nossos órgãos, mas, em excesso, é responsável por causar diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e problemas cardíacos.

Já, a massa magra, é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Funciona assim: quanto maior for a porcentagem dela em nosso corpo, maior e mais rápida a perda calórica acontece.

A diferença de 1 kg de gordura e 1 kg de músculo é gritante. Quando malhamos e fazemos a troca (perda de gordura e aumento de massa muscular), apesar de perder medidas, muitas vezes, podemos aumentar o peso na balança. Portanto, não sofram com a busca da queda de peso, mas sim, com a queda do percentual de gordura! Utilize o espelho, medidas e roupas para avaliar sua evolução e pare de se pesar diariamente!

Agora vamos falar sobre os perigos do excesso de gordura corporal, que está relacionado a diversos problemas de saúde. Além de causar dores nas articulações, pode provocar doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Entre as principais doenças causadas pelo excesso de peso temos o colesterol elevado, o que pode ocasionar o entupimento das veias e artérias, causando infarto e derrame. Diabetes, caracterizada pela falta de produção de insulina ou pela ação insuficiente desta substância e a Hipertensão, quando os níveis de pressão arterial se encontram acima dos valores de referência, sendo causada pela obesidade, sal em excesso, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e fatores hereditários.

Os anos sem prestar a devida atenção ao nosso corpo, refletem não apenas no espelho, mas na saúde. Os quilos a mais, principalmente na região abdominal, são um fator de risco para diversas doenças, como estas citadas.

Agora que você conhece mais sobre o seu corpo, dê mais valor a uma boa alimentação, a prática de exercícios e ao seu bem-estar, se necessário, procure profissionais para lhe auxilia nessas mudanças. O nosso corpo agradece.