Comportamento

Apenas 10 agências do INSS retomaram as perícias médicas nesta semana, no RS

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Apesar da ordem judicial para que os médicos-peritos retomem o atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o Brasil, apenas dez das 100 unidades do órgão no Rio Grande do Sul prestavam o serviço nesta quarta-feira (23). As únicas ativas foram as de Canoas, Osório, Vacaria, Rio Pardo, Ijuí, Frederico Westphalen, Lajeado, São Leopoldo, Taquara e do bairro Partenon, em Porto Alegre.

Em todo o Rio Grande do Sul, algumas agências ainda dependem de vistoria para retomada das atividades. Na gerência de Uruguaiana, não estão sendo realizadas perícias médicas na região. Já na área de Passo Fundo, duas das sete agências retomaram as perícias médicas.

Na região de Santa Maria, de seis agências, os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo retomaram as perícias. Enquanto isso, na área de Caxias do Sul, somente uma das sete unidades estava em funcionamento – em Vacaria.

Em Canoas, onde há cinco agências, somente as perícias no próprio município estão sendo realizadas. Por sua vez, as unidades de Novo Hamburgo, Lajeado e São Leopoldo estão aptas para reabrir, mas seguiam fechadas. O mesmo se deu na região de Pelotas.

O INSS informou que 1,6 milhão pessoas esperam por um atendimento no Rio Grande do Sul. Desse contingente, quase metade precisa de assistência presencial para obter o auxílio ou voltar ao trabalho.

Fonte: O Sul