Segue suspensa temporariamente, até 31 de dezembro de 2020, a chamada “prova de vida” – atualização de dados cadastrais dos aposentados, pensionistas e militares inativos vinculados ao Estado e ao Instituto de Previdência do Estado (IPE Prev).
A liberação está no Decreto 55.472/2020 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11).
Uma vez por ano, inativos e pensionistas, ou seus procuradores, precisam ir a agências do Banrisul para comprovar que estão vivos a fim de que sejam evitadas fraudes e pagamento indevido dos benefícios.
Devido a medidas de restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o processo está suspenso desde março e permanecerá até dezembro.
Prova de vida digital
Como uma forma de continuar realizando a prova de vida, foi desenvolvido uma forma digital, que será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.
É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.
A expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano, mas dependerá dos resultados do projeto-piloto.