Caxias do Sul

Thor, o mais novo integrante do Canil da Brigada Militar em Caxias do Sul

O nome é em homenagem a outro cão policial que morreu em dezembro de 2019

Foto: Jackson Cardoso/Divulgação
Foto: Jackson Cardoso/Divulgação

O 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, apresenta o mais novo integrante do Canil: Thor, um filhote de pastor alemão de trabalho com 90 dias de vida.

O nome tem origem nórdica e significa “trovão”, o deus nórdico de mesmo nome, era justamente o deus do trovão, da força e da guerra. Além disso foi escolhido em homenagem a outro cão que faleceu de causas naturais em 28 de dezembro de 2019. Ele já estava aposentado desde 2017 e morava junto ao cinófilo o Sd Bündchen com o qual atuou e contribuiu em diversas operações policiais.

O antigo Thor atuou em inúmeras buscas que resultaram em prisões em diferentes ocorrências e cidades da serra, como a buscas de criminosos do assaltos a bancos em Fagundes Varela, Guaporé, Cambará do Sul, assalto ao Pedágio de Farroupilha e roubo a fábrica de joias de Cotiporã.

Os cães pastores são reconhecidos como cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, sendo utilizado tradicionalmente nesta função ao decorrer de mais de um século, devido a sua grande inteligência e versatilidade.

O treinamento do pequeno Thor será realizado pelo cinotécnico soldado Rubem Trindade Costa, com ênfase em patrulha, buscas, captura e faro de entorpecentes.