A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), treinou, na manhã desta terça-feira (08/09), fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) para auxiliar a Vigilância Sanitária na vistoria das escolas de educação infantil privadas que retornaram às atividades. A equipe fará a fiscalização das medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 descritas na Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.
Dentre os itens que serão vistoriados estão o uso de máscaras por todos (crianças acima de dois anos), checagem de temperatura ao chegar na escola, distanciamento de 1,5 metros entre as crianças ou uso de divisórias de acrílico em mesas coletivas nas salas, material pedagógico individualizado, ambientes ventilados, demarcação de pisos e espaços coletivos, bem como nas mesas do refeitório, o uso de brinquedos que não sejam passíveis de desinfecção (pelúcia, tecidos…), álcool gel 70% para limpeza de superfícies e brinquedos, uso de propés ou calçado específico para uso interno para professores e crianças nas salas de até três anos, entre outros.
De acordo com o diretor técnico da Vigilância Sanitária, Rodrigo Zardo, o papel dos órgãos fiscalizadores visa orientar e dar mais segurança aos pais e professores. “São medidas de extrema importância para conter a disseminação do vírus, as quais devem ser cumpridas rigorosamente, sendo passível de multa para as instituições que não de adequarem as exigências sanitárias exigidas pelo Estado”. Zardo também salienta que, além das medidas do plano de contingência, também será verificada a legislação sanitária que regulamenta o funcionamento das escolas.
Fonte: Assessoria de Imprensa