Esportes

Caxias vence Grêmio na Arena, mas tricolor leva o Gaúchão 2020

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio perdeu, mas foi quem comemorou após o apito final. Após uma grande partida, o Caxias venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Bruninho e Laércio. O Grêmio, por ter conseguido a vantagem de dois gols no Centenário, levantou o caneco – o seu 39º na história.

Rafael Lacerda cumpriu sua promessa e entrou com um time diferente. O treinador bootu Ivan como um meio-campista, organizando as tramas pelo lado direito em um ato que comprova a confiança no jogador. O primeiro tempo começou com bons lances para cada lado, mas foram necessário apenas 15 minutos para o Grêmio fazer o lógico em seu estádio. Everton recebeu após boa jogada, chutou na trave e Diego Souza fez sua especialidade. No rebote, o camisa 29 estufou as redes, isolando-se ainda mais na artilharia do Campeonato Gaúcho.

O Caxias não se abalou e seguiu com suas tentativas no ataque. Diogo Oliveira assustou em primeiro momento e Marcelo Campanholo também chegou perto. No lado tricolor, Jean Pyerre soltou uma bomba que passou raspando a trave de Pitol. Na casamata, Lacerda não parou em momento algum e o alívio veio apenas aos 41′. Após cobrança de escanteio, Ivan fica com o rebote e coloca novamente a bola na área, encontrando Laércio. Um a um e grená ainda atrás no placar agregado.

Logo no começo da segunda etapa, Rafael Lacerda colocou dois novos atacantes: Bruninho e Vinicius Baiano entraram em campo, deixando a equipe mais móvel. Em menos de dez minutos, o que parecia uma tarefa impossível retornou às esperanças dos torcedores caxienses. Bruninho avançou pela direita, chutou e contou com o desvio de Kannemann para encobrir Vanderlei e deixar os visitantes na frente.

Renato respondeu imediatamente, colocando Isaque (no lugar de Jean Pyerre) e Luiz Fernando (no lugar de Everton), na sua estreia com o tricolor. Em pouco tempo, Isaque aproveitou bobeira da zaga e soltou uma pancada, à esquerda de Marcelo Pitol. Aos 17′, Darlan chutou prensado e Daronco foi questionado sobre um possível toque na mão, mas nada feito.

O Grêmio diminuiu o ritmo e o Caxias passou a atacar, mas sem sucesso. Vinicius Baiano deu caneta, Diogo Oliveira distribuiu passes e o Caxias não conseguia concretizar o domínio. As trocas seguiram e entraram no jogo Thiago Neves, Maicon e David Braz. No lado do Caxias, Lacerda colocou ainda o atacante Yuri.

Thiago Neves chegou com perigo, para surpresa dos torcedores, mas minutos depois recebeu cartão amarelo. Anderson Daronco sinalizou mais cinco minutos de acréscimo e o Caxias cada vez pressionou mais. Em um bate e rebate dentro da área, Bruninho conseguiu chutar de bico em um último sopro dos visitantes, mas Vanderlei defendeu com a ponta dos dedos e negou o terceiro gol.

Fim de jogo e o Grêmio conquista o tricampeonato gaúcho. Com Renato na casamata, o tricolor venceu o estadual apesar da derrota dentro de casa e chegou ao seu 39º título. Uma grande partida, com grandes atuações dos dois lados e dois vencedores: um da partida e um da competição.

Fonte: O Bairrista