Uma campanha do grupo de voluntários As Andorinhas, de Farroupilha, está arrecadando caixas de leite vazias para serem usadas no isolamento térmico de casas de pessoas necessitadas na cidade. A ideia partiu do músico Calebe Coelho, após uma postagem sua em uma rede social, em que dizia gostar do inverno. Após alguns comentários contrários, ele percebeu que poderia ajudar algumas pessoas que, nesta época do ano, passam por dificuldades devido as baixas temperaturas que atingem a Serra Gaúcha.
Ele começou a recolher caixas de leite e, como auxilio de uma grampeadeira, doada pela Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan), cria placas que podem ser presas nas paredes da casa, evitando que o ar frio entre pelas frestas.
Com o começo do trabalho sendo feito manualmente e demorado, eles hoje tem o apoio de uma gráfica que faz o corte padrão e devolve para o grupo. Após isso, um grupo de costureiras cria as placas que serão entregues, juntando uma caixa a outra.
Conforme Coelho, além da ajuda, as caixas de leite são retiradas do meio ambiente.
“Este é um ponto importante, tiramos essa caixinha do meio ambiente, do lixo e estamos dando a ela um destino muito melhor. As pessoas que estão doando as caixas tem um sentimento de felicidade, a gente percebe isso. Tem mães que trazem os filhos para que eles façam a entrega da caixinha e a criança fica feliz em saber que está ajudando”, disse.
Até o momento, duas casas já foram contempladas com o isolamento térmico das caixinhas de leite, uma terceira já está em andamento. As doações podem ser feitas em pelo menos cinco pontos da cidade. O ideal é que as caixas sejam entregues limpas, higienizadas e abertas nos locais.
Pontos de Coleta:
Estúdio Calebe Coelho
Objetiva Contabilidade
Espaço Pastori
Aghora Conveniência
Drops de Menta
Polli Materiais de Construção