O novo calendário eleitoral prevê para esta sábado, 15, o limite para desincompatibilização de agentes públicos que desejam concorrer em 15 de novembro nas eleições municipais. Valendo-se da data o funcionário concursado Volnei Tesser, licenciou-se do cargo exercido na Secretaria de Finanças.
Conforme o pré-candidato, a ideia de governo seria ouvir a população, segmentos representativos e entidades para construir um plano de governo que seja bom para a população bento-gonçalvense. Como credencial aponta sua experiência de ter exercido por dois mandatos o cargo de vereador. Também como secretário municipal de administração e também do Meio Ambiente.
Segundo ele “o partido está se mobilizando, ouvindo os partidos e também a comunidade para atender todas as demandas”. Informa ainda que o Cidadania possui 600 filiações em Bento.
A oficialização das candidaturas se dará apenas a partir das convenções partidárias serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro. A data está definida na Emenda Constitucional 107/2020, que postergou em 42 dias a data da eleição.
Só a partir da definição das convenções e aprovação de nomes os pré-candidatos passam a ser efetivamente candidatos. Da mesma forma sõs as convenções que definem a coligação de partidos – sempre lembrando que a partir desta eleição as coligações aço apenas entre prefeito e vice. Os vereadores contam apenas com os votos do seu partido ara a busca do coeficiente eleitoral – número que defini o número de cadeiras ara cada partido.
O delegado de polícia Álvaro Luiz Pacheco Becker que atua entre Bento e Garibaldi há 43 anos é a aposta do Dem. Ele se licenciou ainda no dia 15 de julho e o partido ainda está em busca de parceria para a montagem de chapa. Mas conforme o próprio pré-candidato “se não der, vamos de chapa pura mesmo”.
Até o momento alguns pré-candidatos já anunciaram suas chapas, outros continuam o jogo de aproximação. O PT, que administrou o município antes de Guilherme Pasin, ainda não sabe se terá candidato, o nome cogitado até o momento é de Hermes Buffon.
Os pré-candidatos
- Paulo Caleffi(PSD)/Eliana Casagrande (PDT)
- Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB)/ Amarildo Lucatelli (PP)
- Alcindo Gabrielli (MDB)/Evandro Speranza (PL)
- Moacir Camerini (PSB)
- Volnei Tesser ( Cidadania)
- Alvaro Pacheco Becker (DEM)
- Volmar Giordani (PSL)