Comportamento

Ônibus adaptado para prevenir o contágio do coronavírus começa a operar no RS

Novo modelo possui três fileiras de uma poltrona e higienização por radiação ultravioleta

(Foto: Divulgação/Ouro e Prata)
(Foto: Divulgação/Ouro e Prata)

Criado pela Marcopolo, o ônibus Biosafe fez sua primeira viagem nesta terça-feira (11). O novo modelo passou por adaptações para prevenir o contágio do coronavírus, possuindo três fileiras de uma poltrona, o que possibilita o distanciamento.

A viagem, com trajeto de Porto Alegre até Santa Rosa, foi operada pela Viação Ouro e Prata, e deixou a Capital às 18h30, passando por Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, antes de chegar ao destino final. A passagem custou o mesmo valor da passagem executiva da empresa em um ônibus comum, R$ 165.

A Viação Ouro e Prata é a primeira do país a incluir o modelo Biosafe em sua frota. A empresa adquiriu dois ônibus do novo modelo, um que fará a rota de Porto Alegre à Santa Rosa e outro de Porto Alegre à Santana do Livramento.

Além da separação dos bancos, que possibilita o distanciamento entre os passageiros, entre as fileiras ainda foram instaladas cortinas feitas de material antimicrobiano e foi acrescentado um sistema de radiação UV-C, que faz a desinfecção do ar e de superfícies do aparelho de ar condicionado do ônibus. Conforme a empresa, dessa forma são eliminados vírus e bactérias.

A empresa ainda aponta que os sanitários também são higienizados pela radiação ultravioleta. A higienização acontece automaticamente após o uso, sem necessidade de ser acionada.

Foto: Divulgação/Ouro e Prata
Foto: Divulgação/Ouro e Prata
(Foto: Divulgação/Ouro e Prata)