Caxias do Sul

Diretoria do Comitê Plural da 24ª Surdolimpíadas de Verão toma posse

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No dia 31 de julho foi realizada a posse da diretoria do Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão, onde Emir José Alves da Silva assumiu a presidência, tendo Carlos Zignani como Presidente de Honra.
Em cerimônia restrita no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul, que será sede prioritária do evento em dezembro de 2021, os representantes fizeram uso da palavra, principalmente, para agradecer a união e o esforço em equipe para a realização da 24ª edição da competição, pela primeira vez na América Latina. Este é um momento histórico, uma grande vitória para a comunidade surda brasileira.
Evaldo Kuiava, reitor da UCS, apontou que é uma grande alegria acolher o evento, com apoio da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e do Conselho Diretor. “Com este espírito de hospitalidade, que nós possamos construir um belo projeto. Vamos acolher a todos da melhor maneira, para que cada atleta, com seu país e sua cultura, possa encontrar aqui algum elemento acolhedor, indo além da disputa”, afirmou.
Emir José Alves da Silva, que orgulhosamente aceitou o convite para a presidência do Comitê Plural, está ciente da grande responsabilidade e dos desafios em fazer desse evento um marco do desenvolvimento do esporte, do turismo e da economia de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. “Com o desenvolvimento e a prática do esporte, as pessoas aprendem valores de comprometimento, seriedade, empenho e, acima de tudo, confraternização. Que possamos fazer da 24ª Surdolimpíadas de Verão um exemplo de inclusão, cidadania e fraternidade entre os povos.”
Representando a Prefeitura de Caxias do Sul, o secretário municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, desejou bom trabalho a todos e ressaltou a importância do apoio e do fomento ao esporte e à inclusão. “No ano que vem (depois de Tóquio), Caxias do Sul será uma das cidades que mais vai respirar esporte no mundo.” Já o representante do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo, manifestou a satisfação nesta oportunidade de valorização e visibilidade da região. “Caxias do Sul estará presente com a inclusão social, vamos mostrar que somos iguais.”
Também estiveram presentes José Quadros do Santos, da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Diana Kyosen, da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e Ricardo Daneluz, Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, entre outras autoridades. Ainda, foi apresentada a identidade visual da competição, cocriação que envolveu alunos e professores do curso de Design da UCS.
Ao Comitê Plural compete a tarefa de garantir máxima eficiência em busca da realização do evento, como estabelecer as regras para sua organização e indicar as providências necessárias para a operação do Surdolimpíadas 2021.

Nominata Comitê Plural:

ASSOCIADOS
Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) – José Quadros do Santos
Federação Desportiva de Surdos do RS – Gustavo Lemos de Freitas
Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul – Ricardo Morand Goes
Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul – Francine Pedrotti
Conselho Municipal do Desporto – Carla Pretto

PRESIDÊNCIA
Presidente – Emir José Alves da Silva
Vice-Presidente – Evaldo Antônio Kuiava

CONSELHO DE HONRA
Presidente de Honra – Carlos Zignani
Representante da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) – Diana Kiosen
Representante Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) – Márcia Ferronato
Representante da Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) – Mizael Conrado
Representante do Convention & Visitors Bureau – Jerson Batista Martins

CONSELHO EXECUTIVO
Presidente – Emir José Alves da Silva
Vice-Presidente – Evaldo Antônio Kuiava
Representante do ICSD – Vice-Presidente Gustavo Perazzolo
Representante do Ministério da Cidadania
Representante do Município de Caxias do Sul – Secretário do Esporte e Lazer Gabriel Citton
Representante da Câmara de Vereadores – Felipe Gremelmaier

A 24ª Surdolimpíadas de Verão ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021 e tem a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como sede prioritária.

SAIBA MAIS

A 24ª edição do Surdolimpíadas de Verão será a primeira em um país da América Latina e contará com a participação de 4 mil surdoatletas e equipes, vindos de mais de 100 países, em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.