Caxias do Sul

De virada, Juventude vence na estreia da Série B

Foto: Arthur Dallegrave/EC Juventude
Foto: Arthur Dallegrave/EC Juventude

O Juventude venceu na sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B. Com gols de Renato Cajá e de Breno Lopes, a partida ainda contou com pênalti perdido, bola no travessão, dez substituições e gol relâmpago no CRB. A vitória por 2 a 1 concede ao Juventude seus primeiros três pontos, conquistados dentro da sua casa, o estádio Alfredo Jaconi.

A partida começou da pior maneira possível. Léo Gamalho, dono de um belo coque samurai, abriu o placar com menos de dois minutos de partida. O Juventude cresceu e tudo parecia que teria uma sequência melhor aos 10’, quando a bola bateu no braço de Xandão e o juiz marcou pênalti para o time da casa.

Na marca da cal, Renato Cajá cobrou mal e o goleirão Victor Souza impediu o empate. Atrás no placar e com um pênalti perdido, o Juventude não diminuiu o ritmo e seguiu em cima do CRB. Chegou perto do gol com Dalberto, Marciel e Gabriel Bispo, mas quando Paulo Henrique de Melo Salmazio apitou a pausa para hidratação na marca dos 30’ o clube de Alagoas seguia com a vitória.

Com a volta das equipes, não demorou muito para chegar o tento. Renato Cajá, com faixa de capitão e com o número 10 nas costas, chutou com a perna ruim – a direita! – e contou com o desvio de Xandão para matar a bola no fundo da rede. Tudo igual no Alfredo Jaconi e nada do Juventude parar.

O CRB ainda chegou com perigo na primeira etapa, com Erik tirando de Marcelo Carné, mas sem escapar de Reynaldo, que afastou qualquer tipo de perigo. Fim de primeiro tempo.

Com a segunda etapa, o Juve chegou muito próximo do gol logo na marca de um minuto após Breno Lopes passar por três e forçar a grande defesa de Victor Souza. Cajá arriscou de longe alguns minutos depois mas a virada veio mesmo aos 11’. Diego Torres perdeu a bola no meio-campo e Renato Cajá lançou Breno Lopes, que, livre, deslocou o goleiro e mandou para o fundo do gol. Vira-vira em Caxias do Sul!

Breno Lopes seguiu atacando e chegou com perigo em mais duas oportunidades antes da parada nos 30’. No retorno do jogo, o CRB seguiu tentando acionar muito Léo Gamalho, mas sem sucesso. Ao longo da segunda etapa, o técnico Pintado aproveitou para realizar as cinco substituições: Gustavo Bochecha, Felippe Borges, Bruno Nunes, João Paulo e Roberto entraram na rotação do time da casa.

O CRB de Marcelo Cabo também realizou suas cinco substituições e, já próximo ao final da partida, João Carlos chutou de dentro da área e Marcelo Carné salvou a equipe do Juventude. Os minutos finais reservaram duas grandes polêmicas. O atacante Bill foi derrubado na área e a equipe de Alagoas pediu o pênalti, mas o juizão mandou seguir. Alguns minutos depois, já nos acréscimos, o CRB conseguiu marcar, mas o bandeirinha assinalou o impedimento. Dois lances duvidosos e o treinador Marcelo Cabo enlouqueceu na beira do gramado.

Breno Lopes teve ainda a chance de marcar o terceiro gol do Juve, mas não obteve sucesso e Paulo Henrique de Melo Salmazio apitou o final da partida na marca de 51 minutos. Grande vitória do Papo, que estreia na Série B conquistando os três pontos logo na sua estreia.