Os órgãos de segurança pública de Farroupilha registraram queda no número de homicídios no comparativo entre os dois últimos anos: Em 2017, foram 10 crimes contra a vida. Já em 2016, 16 casos movimentaram a polícia na cidade. Por outro lado, crimes de furto a residência e roubo a pedestre aumentaram e preocupam a comunidade.
De acordo com o comandante da 1° CIA do 36° Batalhão de Polícia Militar (36° BPM), Capitão Daniel Tonatto, a Brigada Militar já está estudando formas para tentar diminuir esses delitos no município.
“Da pra se dizer que foi um ano positivo para a Brigada Militar de Farroupilha, tivemos uma diminuição nos indicies de criminalidade a começar pelos homicídios que foram seis a menos que em 2016, porém tivemos um aumento no furto a residência e roubo a pedestre. Já estamos trabalhando formas para diminuir esses delitos e aproveito para pedir a colaboração da comunidade, pois são crimes que requerem um pouco mais de atenção da população. No caso do roubo a pedestre, tentar não deixar a bolsa muito vulnerável, não deixar amostra objetos valiosos e tentar não sair sozinho após as 19h que é o horário que com pouca circulação de pessoas o que facilita a ação dos bandidos. Já para questão do furtos a residência, sempre é bom deixar alguém avisado que você não vai estar em casa e que a pessoa fique de olho na casa, para se houver alguma movimentação estranha chamar Brigada”, destaca.
Em 2017 a Brigada Militar prendeu 671 pessoas, dessas foram 14 por tráfico de drogas, 70 por furtos, 50 por roubo, 15 por porte ilegal de arma de fogo, 98 por posse de entorpecentes e 27 por pertubação do sossego. Além disso, 95 foragidos foram recapturados e encaminhados ao sistema prisional.
Uma das prisões que chamou atenção foi de uma quadrilha que praticava furto e roubo de carros na região e após pedia resgate. A outra, foi a prisão de um traficante no bairro Industrial, o homem foi pego com mais de meio quilo de crack e R$ 80 mil em cheques.
Confira os dados completos:
Pessoas abordadas – 11.200
Veículos fiscalizados – 6.487
Veículos autuados – 340
Veículos recolhidos – 114
Estabelecimentos fiscalizados – 5.638
Boletins de atendimentos confeccionados – 2.556
Apreensões realizadas – 293
Barreiras policiais realizadas – 286
Armas apreendidas – 23
Total de formandos Proerd – 700
Total de formandos Proerd pais – 250
Prisões realizadas – 671
Tráfico – 14 presos
Roubo – 50 presos
Furto – 70 presos
Porte ilegal de arma de fogo – 15 presos
Foragidos – 95 capturados
Posse de entorpecentes – 98 prisões
Perturbação do sossego – 27 prisões