Caxias do Sul

Samae inicia a construção de nova adutora em Forqueta

 Com um investimento de quase 2 milhões de reais, a obra ampliará o abastecimento de água na zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.  (Foto: Luana Giazzon/Divulgação)
Com um investimento de quase 2 milhões de reais, a obra ampliará o abastecimento de água na zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. (Foto: Luana Giazzon/Divulgação)

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou nesta semana a construção de uma nova adutora. A previsão da autarquia é concluir os trabalhos nos próximos sete meses. Com um investimento de quase 2 milhões de reais, a obra ampliará o abastecimento de água na zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.

Investimento da obra é de aproximadamente 2 milhões de reais (Foto: Luana Giazzon/Divulgação)

Nesta primeira etapa, os trabalhos ficarão concentrados na Avenida Federico Segalla, no cruzamento com a RS-122, nas proximidades do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao todo, a nova adutora terá aproximadamente quatro quilômetros de extensão e transportará água do sistema Samuara.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto, a região estava enfrentando dificuldades no abastecimento de água, devido ao aumento populacional da região e à deficiência da rede existente. “Em virtude das frequentes interrupções que vinham ocorrendo no abastecimento de água na região, algumas medidas emergenciais foram adotadas pelo Samae para amenizar o problema. Entretanto, após diversos estudos técnicos, constatamos que, com a construção de uma nova adutora, conseguiríamos dar vazão de água suficiente para resolver essa situação dos moradores”, conclui Panarotto.

A previsão é que a obra da Adutora Forqueta seja concluída em julho de 2018.

Serviço para os moradores

A obra cruzará a ERS-122, mas não será necessário o bloqueio da rodovia, pois as equipes trabalharão em uma galeria de drenagem da água da chuva. Porém, nas demais ruas onde a adutora passará, o trânsito poderá ser interrompido eventualmente para a passagem das máquinas e entrega de materiais.

Durante a construção da adutora, o abastecimento de água na região poderá ser temporariamente interrompido, principalmente no estágio final da obra, quando serão realizadas as interligações e os testes de funcionamento da nova adutora.