Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Garibaldi da última segunda-feira (27), o vereador Luiz Carlos Rodrigues (PP), realizou uma denúncia de uma suposta compra superfaturada pela prefeitura do município. A aquisição do equipamento de proteção foi efetuado com dispensa de licitação. O macacão de proteção foi destinado a apenas um motorista de ambulância que transporta pacientes diagnosticados com Covid-19.
De acordo com Rodrigues, após diversas pesquisas, o macacão mais caro e com praticamente todas as especificações técnicas do adquirido, pode ser encontrado no mercado pelo valor aproximado de R$ 400,00. Contudo, a prefeitura de Garibaldi comprou o equipamento pelo valor de R$ 4.200,00, sendo mais de 10 vezes o valor de mercado. A compra foi autorizada pela ex-secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes, e efetuada junto a uma empresa da cidade de São Sebastião do Caí. Maiores detalhes estão disponíveis no Portal da Transparência.
Ainda, segundo a denúncia, o equipamento supostamente superfaturado contém um sistema de fluxo de ar que é ligado ao ar condicionado da ambulância. Contudo, o vereador Rodrigues, que também é bombeiro, explica que o mesmo sistema não pode ser utilizado pelo risco de contaminação por Coronavírus.
A denúncia será encaminhada ao Ministério Público (MP) para investigação se houve superfaturamento ou desvio de verbas públicas na aquisição do equipamento.
A reportagem do Portal Leouve questionou o posicionamento da prefeitura de Garibaldi a respeito do assunto. Contudo, não obtivemos respostas até a publicação desta matéria.
Prefeitura