Caxias do Sul

Hemocs acrescenta diagnóstico da Covid-19 nos testes sorológicos

A iniciativa visa identificar pacientes com IgG positivo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Usuários serão testados para aumentar a produção e captação de doadores de plasma convalescente, além de gerar dados relativos à imunidade presente na população

A partir desta segunda-feira, 27 de julho, os doadores de sangue do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), além dos exames laboratoriais já realizados, também serão triados para Covid-19. A iniciativa visa identificar pacientes com IgG positivo, ou seja, já houve a infecção, a pessoa apresenta imunidade e não transmite o vírus. Dessa forma, além de conhecer dados epidemiológicos, o Hemocs aumenta a relação de possíveis doadores de plasma convalescente.

Hoje, o Hemocs realiza testes de hepatite B, hepatite C, sífilis, doença de Chagas, HTLV e AIDS no sangue de todos os doadores.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 999297491/984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Vacina meningocócica quadrivalente

Foto: Andréia Copini/ Divulgação/ Agência Brasil

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a vacina meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY), que entrou no calendário de vacinação do Ministério da Saúde neste ano, já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Podem receber a dose crianças entre 11 e 12 anos de idade. Seu objetivo é proteger contra quatro tipos de meningite (A, C, W e Y).

Até o momento, apenas 1,4 mil crianças nessa faixa etária foram imunizadas no Município. O número corresponde a somente 9,3% da população-alvo, que é de 15 mil. A vacina, disponibilizada gratuitamente pelo SUS, custa, em média, R$ 400 na iniciativa privada. Para receber a dose é necessário que o usuário compareça em alguma das UBSs portando um documento de identificação, além do cartão SUS e da carteirinha de vacinação.

As UBSs dos bairros Serrano e Galópolis estão com a sala de vacinas fechada para manutenção das geladeiras.