Comportamento

Amesne afirma que entrará com recurso na tentativa de colocar a Serra Gaúcha em bandeira laranja

Decisão preliminar classificou a Serra em bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (17), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, realizou o anúncio preliminar da 11ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. Novamente, a Serra Gaúcha foi enquadrada em bandeira vermelha.

Diante do anúncio, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, afirma que a macrorregião irá recorrer novamente da decisão estadual. De acordo com Breda, o objetivo do recurso é demonstrar que a região tem condições de se enquadrar em bandeira laranja. Os argumentos utilizados seriam de que os municípios possuem capacidade de atendimento aos pacientes infectados, tanto no número de leitos clínicos, também nas UTIs disponíveis.

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar da 11ª rodada, divulgado nesta sexta-feira. Significa que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (20).

Confira o comentário do presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, clicando abaixo: