Caxias do Sul

Preço do tomate aumenta 60% e lidera alta de preços da semana

Preço do tomate aumenta 60% e lidera alta de preços da semana


O preço do tomate longa vida aumentou 60,4% de acordo com a análise semanal feita pela Ceasa Serra em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul. Com o reajuste, o preço da fruta pulou de R$ 1,92 para R$ 3,08.

Os fatores que influenciaram no aumento do valor tem relação à demanda e oferta. A safra na serra está em plena colheita e como os frutos demonstraram boa qualidade, como coloração e sabor, eles agregam maior valor. Outra razão para o aumento do tomate é a falta de concorrências de atacadistas na região.

Além do tomate, que teve uma alta expressiva, outros treze produtos tiveram seus preços aumentados. Entre eles a melancia, o pêssego, o chuchu, a couve-flor, o morango e o pimentão verde, com variações de 3 a 13%.

Maçã apresentou queda no preço (Foto: Mateus Argenta)

Entretanto, a maioria dos itens analisados teve queda nos preços, como a banana caturra, a maçã gala, o rabanete, o brócolis, a cebola e o pepino. Houve também uma baixa expressiva no preço do Melão amarelo (espanhol), caindo 33%. Essa desvalorização está atribuída a uma maior oferta de mercado, oportunizando os compradores varejistas negociarem melhores preços sobre os produtos.

Outros cinco itens permaneceram com o mesmo preço: abacaxi, uvas, alface, batatas e moranga. De acordo com os técnicos, a tendência é que o preço da maioria dos produtos de época caia nos próximos dias.