Caxias do Sul

Caxias registra queda no número de mortes no trânsito no primeiro semestre

Pandemia e fiscalizações são apontadas como os motivos para a redução de óbitos nas vias do município

Foto: Divulgação / Fiscalização de Trânsito
Foto: Divulgação / Fiscalização de Trânsito

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que o número de mortes registradas em decorrência de acidentes de trânsito nas áreas urbana e rural de Caxias do Sul nos primeiros seis meses de 2020 é o menor desde o início da série histórica de contabilização dos dados. Foram 11 vítimas fatais de janeiro a junho de 2020, contra 34 no mesmo período do ano passado. Em 2018, as estatísticas apontaram 15 mortes no período.

Os dados reforçam os bons resultados das operações que a Fiscalização de Trânsito tem feito para evitar acidentes de trânsito e coibir infrações. Uma das possíveis razões para a redução de acidentes com vítimas fatais é a pandemia do coronavírus, que restringiu a quantidade de veículos nas vias do município. Outro fator, entretanto, é a atuação de servidores da SMTTM nas fiscalizações.

O diretor de Trânsito e Transportes da SMTTM, Eder Martini, avalia que tais números não refletem tranquilidade, pois houve uma diminuição considerável na circulação dos veículos, principalmente no turno da noite. “Devemos analisar a questão da alcoolemia no trânsito, visto que hábitos sociais foram alterados em razão da pandemia, fato que refletiu em uma possível diminuição do consumo de bebidas alcoólicas fora do ambiente residencial”, explica. Martini informa ainda que a diminuição do número de mortes é uma preocupação constante da SMTTM, através de ações de engenharia, de educação e de fiscalização, e em conjunto com os demais órgãos de Segurança Pública.

Conforme o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, os dados são positivos em razão da redução para o menor número desde o início da série de contabilização. Entretanto, lamenta que ainda vidas são perdidas no trânsito. “A queda no número das ocorrências certamente tem como motivação a redução momentânea do tráfego de veículos em virtude da pandemia de Covid-19, mas igualmente podemos atribuir os indicadores ao resultado das alterações promovidas nas rotinas de fiscalizações da SMTTM”, argumenta Willenbring.

Desde janeiro de 2007 até junho deste ano, os dados mostram 705 mortes no trânsito caxiense. Com 373 mortes contabilizadas em primeiros semestres, observa-se leve superioridade de acidentes fatais nos primeiros seis meses de cada ano, períodos que, juntos, registraram 52,9% dos óbitos. Acidentes com vítimas fatais registrados de julho a dezembro representam 47,09% do total de ocorrências com mortes nas vias urbanas e rurais de Caxias do Sul.