Brasil

Saiba como foi a reunião que definiu o retorno do Gauchão

Foto: Gustavo Mansur
Foto: Gustavo Mansur

A quinta-feira foi marcada no Rio Grande do Sul pelo anúncio oficial de Eduardo Leite confirmando o retorno do Campeonato Gaúcho para o dia 23. A decisão foi anunciada na tarde de hoje após uma nova reunião do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, e do diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Luciano Hocsman, no Palácio Piratini.

O encontro entre as autoridades além de confirma o retorno, serviu para reforçar os protocolos de saúde e segurança na realização das partidas. Para Eduardo Leite, a imagem dos jogadores cumprindo as normas de prevenção ao Covid-19 pode servir como exemplo para a sociedade:

“Queremos aproveitar a vitrine do futebol, que é uma atividade que move as paixões de tantas pessoas, e mostrar, por meio dos ídolos, a importância de seguir os protocolos, de usar máscara, fazer a higienização correta, manter o distanciamento mínimo e tomar todos os cuidados para evitar o contágio” – Afirmou Eduardo Leite na reunião

Os protocolos a serem seguidos pelos clubes da elite do Gauchão foram propostos pela própria Federação Gaúcha de Futebol, entretanto, o Comitê Científico pede que alguns pontos sejam especialmente observados: Como a restrição de pessoas durante nos vestiários, aferição da temperatura dos envolvidos, além de uma trabalho propaganda conscientizando a população do estado para evitar aglomeração em bares e casas durante as partidas.

“Quero pedir a colaboração da FGF, de todos os clubes e jogadores para que externem aos gaúchos que o retorno do Gauchão não é um retorno à normalidade. Os jogos serão com portões fechados e restrições rigorosas na rotina dos estádios. Precisamos promover uma consciência coletiva de prevenção para termos o ‘normal’ de volta o quanto antes com o mínimo de impacto na vida e na saúde das pessoas” – Pediu o Governador

“Nós apelamos a todos que se mantenham sem fazer confraternização em função dos jogos e pedimos à federação que estimule os clubes, dirigentes e jogadores a chamarem a atenção dos torcedores para que não haja aglomeração nem reuniões para assistir ao jogos para que possamos preservar e cuidar da vida das pessoas” – Reforçou Eduardo Leite

Luciano Hocsman, presidente da FGF, se comprometeu em nome dos clubes que todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus serão cumpridos no retorno do Gauchão: “Me comprometo, em nome dos clubes, de que os protocolos serão cumpridos à risca por todos nós” – afirmou Hocsman.

O Gauchão volta no próximo dia 23, para serem realizadas as partidas da 3° rodada da Taça Francisco Noveletto. A fase de classificação para as semifinais será encerrada em apenas 7 dias. A partir disso, a competição seguirá com apenas a participação de 4 clubes.

Fonte: O Bairrista