Através do programa Aprendiz Energético da RGE, 1.169 estudantes do 2° ano do ensino médio de 22 escolas de Caxias do Sul, estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho. Isso porque, na tarde desta terça-feira, dia 19, eles se formaram no curso que visa levar experiências de economia e segurança para as suas casas, além de praticá-las na própria escola. Os resultados são, além do aprendizado dos alunos, redução nas contas de luz e água de cada família envolvida.
O projeto, que iniciou em março deste ano, trabalha junto com as famílias desses jovens, com visitas técnicas e pedagógicas às residências. É o momento em que os filhos transmitem aos pais e responsáveis noções de economia e melhor aproveitamento de energia.
As estudantes Larissa Ambrozio Machado, Ketterli Santos Silva e Hemilly Angel Rosado Gomes exemplificam muito bem alguns dos propósitos básicos do Aprendiz Energético, ou seja, o uso racional da energia elétrica e a economia mensal na conta de luz. Larrisa, da Escola Henrique Emílio Meyer, desde o início do projeto já contabilizou um total de 33,09% de economia na conta de luz da sua família. Ketterli, da Escola Dr. Assis Antônio Mariani, alcançou 30,41%, enquanto que Hemilly chegou a uma economia de 21,43%. Elas estão entre as melhores colocadas no “ranking” de aproveitamento do curso e, por consequência, exemplos de boas aplicações práticas do seu aprendizado.
Segundo o coordenador de projetos de eficiência energética da RGE, Odair Deters, um dos grandes intuitos da iniciativa é fazer com que os jovens levem seus conhecimentos para outros e para as instituições.
“Nós conseguimos através dele (projeto), dos números já obtidos, ter uma mensuração do poder de transformação que a educação pode provocar. Desse âmbito, em específico, capacitar esses alunos na temática da eficiência energética. Além de dar a capacitação, ele dá um retorno técnico. Os alunos desenvolveram projetos para as próprias residências e para as escolas e empresas as quais firmamos parcerias”, salienta Deters.
Todos os módulos do Aprendiz Energético são ministrados e acompanhados por profissionais capacitados, professores, coordenadores e direção das escolas participantes, que também receberam treinamento.