A tarifa de água de Caxias do Sul não sofrerá reajuste em 2018. A decisão foi divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) nesta terça-feira, dia 19. Conforme a autarquia, o cálculo da nova tarifa contempla as despesas operacionais, os juros e amortização da dívida, além dos investimentos previstos para o ano que vem. Essa será a primeira vez nos últimos dez anos que a tarifa da água não terá reajuste na cidade.
Segundo a assessoria de imprensa do Samae, ao cálculo foi aplicado o índice inflacionário de 4,5% (estabelecido como meta pelo governo federal em 2018), além de um percentual previsto para o crescimento operacional, como a compra de novos materiais e serviços que serão contratados ao longo do ano.
Somado a isso, foram levantadas todas as despesas previstas para, então, chegar ao valor necessário para o funcionamento da autarquia em 2018. “O cálculo indicou que mantidas as receitas, com base na média atual, não há necessidade de reajuste na tarifa. O valor que iremos arrecadar com o valor atual já cobre essas despesas e investimentos”, explica o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto.
Outras ações também contribuíram para que o reajuste não ocorresse. Entre elas, estão a diminuição nos gastos com insumos químicos, cargos em comissão, aluguel de veículos de servidores e renegociação de contratos. Para o próximo ano, o Samae prevê investimentos de R$ 40 milhões em novas redes de água, esgoto, estações de tratamento, início das obras de construção da sede própria, além do reforço no número de novos servidores.